A história do jovem rico: a vocação que não obteve sucesso
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v5i2.12911Palavras-chave:
Relação, Amor, Vocação, Pobreza.Resumo
Este artigo apresenta uma análise da história do jovem rico, conforme Mt 19,16-22, como uma vocação que não obteve sucesso. O motivo do fracasso não foi a falta de observância de algum mandamento não relacionado no texto, mas a falta de espírito evangélico, que é a vivência do amor pleno, síntese da lei. As propriedades ocuparam o coração do jovem rico, como um bem maior, e, onde está o tesouro, ali também está o coração. Assim, não ouve espaço para Deus sumo bem e ele se afastou entristecido. O artigo destaca as exigências do discipulado, em paralelo com a exigência da salvação. Caminhar para a perfeição é ser discípulo. Para o seguimento de Jesus, há situações que pedem renúncias difíceis para aceitar o chamado de Deus para obter a vida eterna. Conclui-se que todos os cristãos são chamados a viver o Evangelho na totalidade, porém mediante meios diferentes, segundo as disposições do coração.
Downloads
Referências
CARTER, W. O Evangelho de São Mateus: comentário sócio-político e religioso a partir das margens. São Paulo: Paulus, 2002.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB. Caminhamos na estrada de Jesus: o Evangelho de Marcos. São Paulo: Paulus, 1997.
DELORME, J. Leitura do Evangelho segundo Marcos. São Paulo: Paulinas, 1982.
FIORES, S.; GOFFI, T.(Org.). Dicionário de espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 1989.
GRASSO, S. Luca. Roma: Edizioni Borla, 1999.
HENDRIKSEN, W. Mateus. São Paulo: Cultura Cristã, 2000. v. 2.
IGREJA CATÓLICA. Papa (1978-2005: João Paulo II). O esplendor da verdade. Carta Encíclica. São Paulo: Paulinas, 1993.
IGREJA CATÓLICA. Papa (1978-2005: João Paulo II). Vita Consecrata. Exortação Apostólica Pós-Sinodal. São Paulo: Paulinas, 2004.
LUZ, U. El Evangelio según San Mateo: Mt 18-25. Salamanca: Sígueme, 2003. v. 3. MAZZAROLO, I. Evangelho de São Mateus. Porto Alegre: Isidoro Mazzarolo, 2005.
NESTLE-ALAND. Nuovo Testamento Greco-Italiano. A cura di Bruno Corsani e Carlo Buzzetti. Texto Greco XXVII Edizione. Roma: Societá Bíblica Britannica & Forestiera, 1996.
PAGOLA, J. A. Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010.
RODRIGUES, A. A.; CASAS, J. C. (Org.). Dicionário teológico da vida consagrada. São Paulo: Paulus, 1994.
SABOURIN, L. Il vangelo di Matteo: teologia e esegesi. Marino: Paoline, 1976. v. 1.
SABOURIN, L. Il vangelo di Matteo: teologia e esegesi. Marino: Paoline, 1977. v. 2.
SILVA, C. M. D. Leia a Bíblia como literatura. São Paulo: Loyola, 2007.
SPINETOLI, O. Matteo. Assisi: Citadella editrice, 1978.
TASKER, R.V.G. Mateus: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1980.
TILLARD, J. M. R. Diante de Deus e para os homens. São Paulo: Loyola, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.