Tendências e relações entre a orientação sexual e o Cristianismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6044Palavras-chave:
Orientação sexual, Identidade, Cristianismo, Teologia, Pessoa humana.Resumo
O presente artigo tem como pano de fundo um projeto que procura apresentar alternativas teológicas que deem conta de pensar a possibilidade e viabilidade de que pessoas homossexuais possam expressar sua espiritualidade de forma livre e completa nas comunidades cristãs brasileiras. Nesse sentido, procura apresentar um panorama da homossexualidade no Brasil, pontuando momentos diversos, valores, projetos e colocando em relevo a questão da identidade homossexual, principalmente, uma referência à mesma como perversão, anormalidade, crime e doença, reservando às pessoas homossexuais, o estigma, marginalização e exclusão. O texto procurará pontuar a busca por uma identidade alternativa por parte das pessoas homossexuais, tanto do ponto de vista teórico, procurando novas possibilidades conceituais, quanto do ponto de vista político, articulando-se em busca de seus direitos como cidadãos.Downloads
Referências
BITTENCOURT, S. Uma vida de sucesso! Como uma homossexual brasileira se deu bem na Microsoft. São Paulo: Summus, 2003.
BOSWELL, J. Cristianismo, tolerância social y homosexualidad. Barcelona: Muchinik, 1993.
CASTAÑEDA, M. A experiência homossexual: explicações e conselhos para os homossexuais, suas famílias e seus terapeutas. São Paulo: A Girafa, 2007.
CENTRO PARANAENSE DE CIDADANIA – CEPAC. Educando para a diversidade: como discutir homossexualidade e direitos humanos nas escolas. Guia para Profissionais da Educação CEPAC, Curitiba, v. 1, n. 1, 2006. Disponível em:
<http://mixbrasil.uol.com.br/pride/paradas/educando-para-a-diversidade2. html#rmcl>. Acesso em: 18 jan. 2008.
COMUNIDADE Cristã Gay de São Paulo. Disponível em: <http://tropis.org/amorygual/>. Acesso em: 16 jan. 2008.
DIAS, M. B. União homossexual: o preconceito e a justiça. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2000.
ESTADO DE SÃO PAULO. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei 5003/200, 7 de agosto de 2001. Determina sanções às práticas discriminatórias em razão da orientação sexual das pessoas. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/ sileg/prop_detalhe.asp?id=31842>. Acesso em: 18 jan. 2008.
FÉRES-CARNEIRO, T. et al. A escolha amorosa e interação conjugal na heterossexualidade e na homossexualidade. Psicologia Reflexão Crítica, v. 10, n. 2, p. 351-368, 1997.
FRANÇA, I. L.; SIMÕES, J. A. Do “queto” ao mercado. In: GREEN, J. N.; TRINDADE, R. (Org.). Homossexualismo em São Paulo e outros escritos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2005. p. 309-336.
FRY, P. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1982.
FRY, P.; MACRAE, E. O que é homossexualidade. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos).
GREEN, J. N.; TRINDADE, R. (Org.). Homossexualismo em São Paulo e outros escritos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2005.
HARDIN, K. Autoestima para homossexuais: um guia para o amor-próprio. São Paulo: Summus, 2000.
HELMINIAK, D. A. O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade. São Paulo: Summus, 1998.
HOMOSSEXUAIS dizem que prezam a fidelidade. Isto É, n. 1703, p. 68-72, 22 maio 2002.
HOMOSSEXUAIS “curados” nunca foram de fato homossexuais. Disponível em: <http://tropis.org/amorygual/manifest-pt.html>. Acesso em: 16 jan. 2008.
ISAY, R. A. Tornar-se gay. São Paulo: Summus, 1998.
MACRAE, E. Em defesa do queto. In: GREEN, J. N.; TRINDADE, R. (Org.). Homossexualismo em São Paulo e outros escritos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2005.
MOTT, L. J. Misericórdia: a inquisição portuguesa e a repressão ao nefando pecado de sodomia. In: NOVINSKI, A.; CARNEIRO, M. L. T. (Org.). Inquisição: ensaios sobre mentalidades, heresias e arte. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1992. p. 703-838.
MOTT, L. Pagode português: a subcultura gay nos tempos inquisitoriais. Ciência e Cultura, n. 40, p. 120-139, 1988.
MOTT, L. Homossexualidade e Cristianismo. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2008.
NUNAN, A. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003.
O QUE AS IGREJAS são chamadas a fazer. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2008.
PEREIRA, R. Casamento evangélico e gay: a nova igreja contemporânea abriga ex-pastores e fiéis expulsos de outras denominações por serem homossexuais. Revista Época, n. 501, 2007. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/ revista/epoca/0,,edg80693-6014-501,00.html>. Acesso em: 16 jan. 2008.
PIERONI, G. Os excluídos do reino: a inquisição portuguesa e o degredo para o Brasil colônia. Brasília: Ed. da UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.
RIESENFELD, R. Papai, mamãe, sou gay! Um guia para compreender a orientação sexual dos filhos. São Paulo: Summus, 2002.
ROMER, K. J. Eles estão errados. Revista Veja, edição 1815, ano 36, n. 32, p. 11-15, 13 ago. 2003. Páginas amarelas.
SILVA, V. G. Representação social dos papéis sexuais ativo e passivo nas relações homoeróticas. Revista Sanitas (UEPB), ano 7, n. 14, 2002.
SOUZA, P. Confidências da carne: o público e o privado na enunciação da sexualidade. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.
VALÉRIO, C. Homossexuais curados e libertos. 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.