PASTORAL UNIVERSITÁRIA: a Universidade Católica a serviço da evangelização

Autores

  • Clemente Ivo Juliatto

DOI:

https://doi.org/10.7213/pp.v1i1.10724

Palavras-chave:

Universidade católica, Pastoral, Evangelização, Igreja.

Resumo

A ação evangelizadora da Universidade Católica realiza-se de muitas maneiras, sobretudo naquilo que é próprio da prática educativa no ensino superior. Contudo, a Pastoral Universitária é um campo privilegiado para o desenvolvimento da missão que a Universidade Católica tem de anunciar o Evangelho e de promover o frutuoso diálogo entre fé e cultura e entre fé e razão. O presente artigo intenta descrever as principais linhas de orientação para uma Pastoral Universitária na Universidade Católica, em fidelidade à mensagem do Evangelho e ao ensinamento da Igreja. O texto também apresente linhas de ação e pistas metodológicas para o incremento das práticas pastorais e das ações de evangelização nas instituições católicas de educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clemente Ivo Juliatto

Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor e pós-doutor em educação pela Universidade de Harvard e Columbia, Nova Iorque, EUA, Curitiba, PR - Brasil

Referências

A BÍBLIA de Jerusalém. 8. ed. São Paulo: Paulinas, 1981.

ALVES, Vicente Paulo. Universidade em pastoral: uma nova visão sobre o jeito convencional de fazer pastoral na universidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BENTO XVI. Discurso aos estudantes universitários de Roma e da região do Lácio. 15 dez. 2005.

______. O dom da comunhão. Audiência Geral, 29 de março de 2006.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et Spes. Petrópolis, RJ: Vozes, 1966.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB. Para uma pastoral da educação. São Paulo: Paulinas, 1986.

______. Evangelização e pastoral da universidade. São Paulo: Paulinas, 1988a.

______. Igreja, comunhão e missão na evangelização dos povos, no mundo trabalho, da política e da cultura. São Paulo: Paulinas, 1988b.

______. Educação, igreja e sociedade. São Paulo: Paulinas, 1992.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO - CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: CNBB; Paulinas; Paulus, 2007.

ECO, Umberto; MARTINI, Carlo Maria. Em que crêem os que não crêem? Rio de Janeiro: Record, 2000.

GERVILLA, Enrique. Posmodernidad y educación: Valores y cultura de los jóvenes. Madrid: Dykinson, 1993.

HEIDEGGER, Martin. Kant et le problème de la métaphysique. Paris: Gallimard, 1953.

INSTITUTO MARISTA. Missão educativa marista: um projeto para o nosso tempo. São Paulo: SIMAR, 2003.

JOÃO PAULO II. Encíclica Laborem Exercens. São Paulo: Paulinas, 1981.

______. Encíclica Centesimus Annus. São Paulo: Paulinas, 1991.

______. Carta apostólica Tertio Millennio Adveniente. São Paulo: Paulinas, 1994a.

______. Constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994b.

______. Discurso ao pontifício conselho da cultura, 15 de março de 1997.

______. Carta encíclica Fides et Ratio. São Paulo: Loyola, 1998.

______. Mensagem para o XXXVI dia mundial de oração pelas vocações. 25 de abril de 1999.

MIGLIAZZO, Arlin C. Teaching as na act of faith. New York: Fordham University Press, 2002.

PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. São Paulo: Loyola, 1982.

PONTIFÍCIO CONSELHO DA CULTURA. Para uma pastoral da cultura. São Paulo: Paulinas, 1999.

SANTA SÉ. Código de direito canônico [1983]. São Paulo: Loyola, 2002.

UNESCO. Conferência mundial sobre o ensino superior: tendências da educação superior para o século XXI. Paris: Unesco, 1998.

Downloads

Publicado

2009-09-14

Como Citar

Juliatto, C. I. (2009). PASTORAL UNIVERSITÁRIA: a Universidade Católica a serviço da evangelização. Revista Pistis & Praxis, 1(1), 27–52. https://doi.org/10.7213/pp.v1i1.10724