EXTRAÇÕES ATÍPICAS EM ORTODONTIA: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.7213/aor.v1i3.22892Keywords:
Ortodontia, Extrações, Extrações atípicasAbstract
O tema das extrações dentárias em Ortodontia é polêmico e antigo. Angle já salientava que uma boa oclusão exigia a presença de todos os dentes. Tweed, após 6 anos praticando e defendendo a filosofia de Angle, revolucionou a Ortodontia com extrações para se atingir os objetivos de estética, função, saúde e estabilidade. Como a Ortodontia não cria nem perde espaço, apenas o manipula, as extrações dependem do diagnóstico e não de modismos, técnicas novas ou preferência pessoal. Como as discusSÕes se referem, principalmente, à s extrações convencionais de primeiros pré -molares, as não convencionais tornam o tema mais controverso e dogmático. Apresenta-se o caso de uma paciente do sexo feminino, com 26 anos de idade, cujo tratamento sem extrações prejudicaria a estética, função, saúde e, principalmente, a estabilidade. Optou-se por realizar as extrações dos segundos pré -molares inferiores e canino superior direito, pois, além de tratamento endodôntico, apresentavam severo comprometimento coronário, pró tese no canino. Pelos resultados obtidos, pode-se observar que foram mantidas as características faciais da paciente, com bom equilíbrio e harmonia, bem como a correção da maloclusão foi corrigida, com os incisivos bem posicionados dentro de suas bases ósseas. A avaliação, 4 anos após a remoção do aparelho, confirma estes resultados. Sugere-se que as extrações atípicas muitas vezes facilitam o tratamento, podendo ser usadas como recurso ou estratégia, após a análise de todos os elementos auxiliares de diagnóstico, elaboração de um plano de tratamento seguro e utilização de mecânica eficiente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2005-11-27
How to Cite
Fernandes, F., Tanaka, O., Maruo, H., Bizetto, M. S. P., & Maruo, I. T. (2005). EXTRAÇÕES ATÍPICAS EM ORTODONTIA: RELATO DE CASO. Archives of Oral Research, 1(3). https://doi.org/10.7213/aor.v1i3.22892
Issue
Section
Articles
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.