A condição universitária e a vivência parental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO08

Palavras-chave:

Universidade, Pais, Relações Pais-Filho

Resumo

A vivência de universitários com filhos é muito complexa pela união de dois processos com demandas específicas e difíceis de serem conciliadas. Todavia, vários jovens passam por essa situação e lidam com isso de diversas formas possíveis de acordo com as suas prioridades. Nota-se que alguns fatores como gênero e rede de apoio modificam como a experiência acontece, ditando a quantidade de responsabilidades e a autopercepção dessas pessoas como estudantes e como pais. Com base nesses fatores, o objetivo deste estudo foi de compreender as vivências e o envolvimento parental de jovens universitários da graduação que possuem filhos. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa e transversal, com quatro graduandos (dois pais e duas mães) de uma universidade do interior do estado de São Paulo, com idade entre 18 e 29 anos, que conviviam com os filhos. Para a coleta de dados foram utilizados um formulário online de inscrição, produção de fotografias sobre o cotidiano, e uma entrevista individual semiestruturada. Todos os diálogos que emergiram no trabalho de campo foram gravados e, posteriormente, submetidos ao processo de transcrição na íntegra, com a interpretação dos mesmos sendo realizada através da análise de conteúdo temática de Bardin. Os resultados obtidos demonstram a importância de rede de apoio para que os jovens consigam lidar com as demandas da paternidade/maternidade e acadêmicas. Além disso, foi demonstrada a importância do oferecimento de apoio institucional da universidade, principalmente com vaga em creches de universidades, para os filhos de todos os alunos.

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Biografia do Autor

Carolina Serrati Moreno, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de psicologia da Universidade Federal de São Carlos

Giovanna Maria Duarte, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de psicologia da Universidade Federal de São Carlos

Sabrina Mazo D'Affonseca, Universidade Federal de São Carlos

Laboratório de Análise e Prevenção da Violência

Departamento de Psicologia

Programa de Pós Graduação em Psicologia

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Serrati Moreno, C., Duarte, G. M., & Mazo D’Affonseca, S. (2020). A condição universitária e a vivência parental. Psicologia Argumento, 38(101), 548–579. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO08

Edição

Seção

Artigos