A condição universitária e a vivência parental
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO08Palavras-chave:
Universidade, Pais, Relações Pais-FilhoResumo
A vivência de universitários com filhos é muito complexa pela união de dois processos com demandas específicas e difíceis de serem conciliadas. Todavia, vários jovens passam por essa situação e lidam com isso de diversas formas possíveis de acordo com as suas prioridades. Nota-se que alguns fatores como gênero e rede de apoio modificam como a experiência acontece, ditando a quantidade de responsabilidades e a autopercepção dessas pessoas como estudantes e como pais. Com base nesses fatores, o objetivo deste estudo foi de compreender as vivências e o envolvimento parental de jovens universitários da graduação que possuem filhos. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa e transversal, com quatro graduandos (dois pais e duas mães) de uma universidade do interior do estado de São Paulo, com idade entre 18 e 29 anos, que conviviam com os filhos. Para a coleta de dados foram utilizados um formulário online de inscrição, produção de fotografias sobre o cotidiano, e uma entrevista individual semiestruturada. Todos os diálogos que emergiram no trabalho de campo foram gravados e, posteriormente, submetidos ao processo de transcrição na íntegra, com a interpretação dos mesmos sendo realizada através da análise de conteúdo temática de Bardin. Os resultados obtidos demonstram a importância de rede de apoio para que os jovens consigam lidar com as demandas da paternidade/maternidade e acadêmicas. Além disso, foi demonstrada a importância do oferecimento de apoio institucional da universidade, principalmente com vaga em creches de universidades, para os filhos de todos os alunos.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2009) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Behar, R.C.R. (2018) A maternidade e seus impactos nos papéis educacionais de primíparas. Monografia (Graduação). Universidade Federal da Paraíba.
Brito, R. C.& Koller, S. H. (1999) Desenvolvimento humano e redes de apoio social e afetivo.
In: Carvalho, Alysson Massote (org.). O mundo social da criança: natureza e cultura em ação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Cardoso, C.P. (2017) Experiência da Maternidade em Mães Adolescentes. Dissertação de mestrado. ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Conn et al. (2018) “Our lives aren't over”: A strengths-based perspective on stigma,
discrimination, and coping among young parents. Journal of Adolescence, 66, 91-100, Amsterdã. doi: 10.1016/j.adolescence.2018.05.005
Flick, U. & Von Kardorff, E. & Steinke, I. (2000) O que é pesquisa qualitativa? Uma introdução.
Qualitative Forschung: Ein Handbuch. 13- 29. Reinbek: Rowohlt.
Gabardo-Martins, L. M. D., Ferreira, M. C. & Valentini, F. (2017). Propriedades psicométricas da escala multidimensional de suporte social percebido. Temas em Psicologia, 25(4), 1873-1883. https://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-18Pt
Harper, D. (2002) Talking about pictures: A case for photo elicitation. Visual Studies, 17 (1), 13–26. Reino Unido. doi: 10.1080/14725860220137345
Hirst, J. & Formby, E. & Owen, J. (2006) Pathways into parenthood: reflections from three generations of teenage mothers and fathers. Sheffield Hallam University, Sheffield, England. Disponível em:
https://www.sheffield.ac.uk/polopoly_fs/1.44233!/file/Pathways-into-Parenthood-full-report-Oct06. pdf
Kershaw et al. (2015) Family and Relationship Influences on Parenting Behaviors of Young Parents. Journal of Adolescent Health, 54(2), 197-203, Amsterdã. doi: 10.1016/j.jadohealth.2013.08.012
Liebenberg, L. (2009) The visual image as discussion point: increasing validity in boundary crossing research, Qualitative Research, 9(4), 441 – 467, Cardiff. doi: 10.1177/1468794109337877
Manalang, D. C. & Liongson, P. A. & Bayubay, E. N. T. (2015) The Lived Experiences of College Student Mothers in Managing their Dual Roles: An Exploratory Study. DataCite, Angeles City. doi: 10.13140/RG.2.1.4338.2809
Maidel, S, & Vieira, M. L. (2015). Mediação parental do uso da internet pelas crianças. Psicologia em Revista, 21(2), 293-313. doi: 10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P292
Manson, L. L.& Golden, M. (2002) Do Babies Matter? The Effect of Family Formation on the Lifelong Carreers of Academic Men and Woman. Academe, 88, 6, 21-27. Disponível em: https://www.academia.edu/17112570/DO_BABIES_MATTER_THE_EFFECT_OF_FAMILY_FO RMATION_ON_THE_LIFE_LONG_CAREERS_OF_ACADEMIC_MEN_AND_WOMEN
Nikolaeva, S. A (2018). Normal Studant Parent. Science, 362, 6411, 258 -258, New York. doi: 10.1126/science.362.6411.258
Nikolaeva, S. A (2018). Making Myself Visible as a Grad Studant Parent. Science, 362, 6411, 258
-258, New York. doi: 10.1126/science.caredit.aav6930
Peres, S. O. & Heilborn, M. L. (2006) Cogitação e prática do aborto entre jovens em contexto de interdição legal: o avesso da gravidez na adolescência. Cad. Saúde Pública [online]. 22, 7, 1411-1420, Rio de Janeiro. doi: 10.1590/S0102-311X2006000700006
Rapoport, A. & Piccinini, C. A. (2006). Apoio social e experiência da maternidade. Journal of Human Growth and Development, 16(1), 85-96. Recuperado em 25 de março de 2020, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822006000100009&lng=pt&t lng=pt.
Smithbattle, L. (2007) Legacies of advantage and disadvantage: the case of teen mothers. Public Health Nurs; 24(5):409-20. doi: 10.1111/j.1525-1446.2007.00651.x
Urpia, A. & Sampaio, S. M. R . (2011) Mães e universitárias: transitando para a vida adulta. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. EDUFBA, 145-168.Salvador. doi: 10.7476/9788523212117
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.