A formação acadêmica para a integração da religiosidade/espiritualidade na prática do psicólogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO02

Palavras-chave:

espiritualidade/religiosidade, capacitação profissional, Teologia

Resumo

Várias pesquisas apontam que os profissionais de saúde, destacando-se entre eles os/as psicólogos/as, costumam negligenciar a escuta dos aspectos espirituais e religiosos, evitando o tema e no máximo encaminhando o paciente para o serviço da pastoral, quando este é existente. Por intermédio da identificação dos cursos de Psicologia nas diversas instituições da região Sul e Sudeste, efetuou-se uma pesquisa documental. A partir da análise das grades curriculares disponíveis on-line, buscou-se encontrar disciplinas cujo nome sugerisse a abordagem do tema da espiritualidade/religiosidade. Identificou-se que a integração dos aspectos religiosos/espirituais com a prática profissional foi encontrada em apenas 4 (quatro) descrições disciplinares. Este dado comprova o silêncio que reina sobre este tema na formação do profissional psicólogo, bem como a falta de diálogo entre a Psicologia e a Teologia, mesmo nas escolas confessionais. É imperativo que se reveja a postura dos centros de formação, incluindo-se tanto a presença do tema na grade curricular como fomentando a pesquisa interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Larissa Priscila De Oliveira, Universidade de São Paulo

Residente em Psicologia da Universidade de São Paulo

Gabriele Serur, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Psicologia e Bolsista da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Renate Brigitte Michel, Pontifícia Católica do Paraná

Psicóloga e Doutora em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mary Rute Gomes Esperandio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora adjunta do Programa de pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

De Oliveira, L. P., Serur, G., Michel, R. B., & Esperandio, M. R. G. (2019). A formação acadêmica para a integração da religiosidade/espiritualidade na prática do psicólogo. Psicologia Argumento, 37(96), 167–183. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO02

Edição

Seção

Artigos