Habilidades sociais e bullying: um estudo entre agressores e vítimas
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.084.AO05Palavras-chave:
bullying, violência, habilidades sociais, problemas de comportamentoResumo
Atitudes agressivas na escola constituem problemas que comprometem a aprendizagem e influenciam no desempenho escolar, perturbam as relações interpessoais e o desenvolvimento sócio emocional das crianças e jovens reduzindo o clima de segurança e proteção sentido por todos. A violência escolar está relacionada aos comportamentos agressivos e antissociais, incluindo os conflitos interpessoais, cujos tipos mais comuns de violência praticada por jovens são a violência, verbal, simbólica e o bullying. O fenômeno na escola é uma violência que tem sido associada a diversos comprometimentos no desenvolvimento de crianças e jovens, além de problemas psicológicos, pois se caracteriza como um comportamento agressivo, cruel, intencional, de forma repetitiva e sem limites. Pode-se dizer que comportamentos socialmente competentes são preventivos de problemas de comportamento, incluindo o bullying. O estudo se propôs identificar relações entre habilidades sociais e problemas de comportamento em vítimas e agressores de bullying. Participaram do estudo cerca de 400 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, provenientes de escolas públicas e privadas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Os principais resultados mostraram que habilidades sociais se correlacionam negativamente com problemas de comportamento e que não houve diferença quanto as Habilidades Sociais nos envolvidos no bullying. Sendo assim, para amostra total, quanto mais problemas de comportamento os indivíduos apresentam menor o escore de habilidades sociais. O estudo em questão contribui com dados empíricos e discussões acerca do bullying em situação escolar.Downloads
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Publicado
2017-11-30
Como Citar
Santos, Z. de A., & Soares, A. B. (2017). Habilidades sociais e bullying: um estudo entre agressores e vítimas. Psicologia Argumento, 34(84). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.34.084.AO05
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