Habilidades sociais e afetividade no contexto escolar: Perspectivas envolvendo professores e ensino-aprendizagem

Autores

  • Valéria Teixeira da Cunha Reis
  • Mary Anne Rodrigues Prata
  • Adriana Benevides Soares

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Afetividade, Professores, Aprendizagem

Resumo


A fase escolar está implicada na potencialização das capacidades afetivas, cognitivas e sociais do indivíduo. A escola é um aliado da família na socialização da criança, e o professor, modelo e mediador de experiências sociais. As interações do professor com o aluno são mediadas por crenças afetivas que influenciam o desempenho acadêmico e o desenvolvimento cognitivo e emocional desses alunos (Del Prette, Paiva & Del Prette, 2005). A presente pesquisa tem como objetivo identificar as habilidades sociais de professores e as suas concepções a respeito da importância da afetividade na aprendizagem. Também é objeto deste estudo verificar se existe a relação entre os repertórios comportamentais apresentados e as concepções implícitas acerca da afetividade na aprendizagem. Participaram da pesquisa 70 professores que atuavam entre o ensino fundamental e o ensino médio. Foi aplicado nos professores o IHS – Del Prette(2001) e um questionário com quatro perguntas abertas relacionadas à interação afetiva professor-aluno na aprendizagem. Encontrou-se, como principais resultados, que os professores possuem um repertório rico em habilidades sociais e atribuem significativa importância à afetividade na aprendizagem, porém essas variáveis não se relacionam.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Reis, V. T. da C., Prata, M. A. R., & Soares, A. B. (2017). Habilidades sociais e afetividade no contexto escolar: Perspectivas envolvendo professores e ensino-aprendizagem. Psicologia Argumento, 30(69). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/23290

Edição

Seção

Artigos