Adolescência conectada: Mapeando o uso da internet em jovens internautas

Autores

  • Rosane Cristina Pereira Spizzirri
  • Adriana Wagner
  • Clarisse Pereira Mosmann
  • Ananda Borgert Armani

Palavras-chave:

Internet, Adolescentes, Família

Resumo

A crescente propagação de estudos que enfocam os comportamentos e o envolvimento com as novas tecnologias dos jovens que representam a denominada geração online vem suscitando questionamentos e discussões entre pesquisadores e educadores. As inúmeras indagações acerca das condutas e regras que constituem o mundo virtual por parte dos adolescentes, demonstram que nos encontramos na presença de um fenômeno ainda pouco explorado que tem gerado vários desafios para aqueles envolvidos na educação dessa geração. Diante desse panorama,este estudo buscou mapear as diferentes formas de uso da internet pelos adolescentes considerando as variáveis: sexo, idade, tipos de escola, finalidade de uso, frequência de utilização e a relação com a família. Participaram desta pesquisa 534 adolescentes de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas com idades entre 12 e 17 anos. Utilizou-se o Questionário para Uso de Eletrônicos. Os resultados demonstraram que a grande maioria dos jovens possui computador, a maior parte da amostra utiliza a internet de duas a três horas diárias, em suas casas, com pouco ou nenhum monitoramento dos progenitores e/ou cuidadores. Conclui-se que o perfil de uso dos adolescentes caracteriza um universo particular ao qual a família tem pouco acesso tanto em relação às formas de utilização quanto ao conteúdo acessado. Neste contexto, aponta-se a necessidade de um maior envolvimento e esclarecimento de pais, educadores e profissionais da saúde a respeito da relação que os jovens vêm estabelecendo com essa tecnologia.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Spizzirri, R. C. P., Wagner, A., Mosmann, C. P., & Armani, A. B. (2017). Adolescência conectada: Mapeando o uso da internet em jovens internautas. Psicologia Argumento, 30(69). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/23288

Edição

Seção

Artigos