Habilidades sociais educativas paternas e comportamento infantil

Autores

  • Aline Costa Fantinato Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO16

Palavras-chave:

Habilidades sociais educativas. Pai. Pré-escolar. Problemas de comportamento.

Resumo

As práticas educativas utilizadas pelos pais podem contribuir tanto para a instalação e manutenção de problemas de comportamentos como de comportamentos socialmente adequados apresentados por crianças. As habilidades sociais educativas têm sido apontadas como tendo forte relação com os comportamentos apresentados pelas crianças, sendo um indicativo de boas práticas educativas. Diante disso, os objetivos do presente estudo foram: (a) comparar as habilidades sociais educativas entre pais de crianças que possuem atraso no desenvolvimento e crianças que não possuem atraso no desenvolvimento; (b) comparar os problemas de com¬portamento entre os grupos de crianças e (c) examinar as relações existentes entre as habilidades sociais educativas paternas e os problemas de comportamento infantil. Participaram do estudo quarenta pais, sendo quatorze pais de crianças com atraso no desenvolvimento (G1) e 26 pais de crianças sem indicação de atraso no desenvolvimento (G2). Os pais responderam ao Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e ao Strenghts and Difficulties (SDQ) para avaliar os comportamentos infantis. Averiguou-se que pais de crianças sem atraso no desenvolvimento apresentam melhor repertório de habilidades sociais educativas do que os pais de crianças com atraso no desenvolvimento. Em relação aos comportamentos infantis, os resultados mostraram que crianças com atraso no desenvolvimento apresentam mais problemas de comportamento do que crianças sem atraso. Além disso, notou-se que as habilidades sociais educativas dos pais se correlacionam negativamente aos problemas de comportamento das crianças, se constituindo como um fator de proteção ao desenvolvimento infantil.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Costa Fantinato, A., & Cia, F. (2017). Habilidades sociais educativas paternas e comportamento infantil. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO16

Edição

Seção

Artigos