A relação lazer e mídia entre adolescentes e jovens de escolas públicas em Fortaleza/CE

Autores

  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará
  • José Alves de Souza Filho Universidade Federal do Ceará
  • Maité Vicente Santiago Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol..argum.32.s02.AO03

Palavras-chave:

Adolescência. Juventude. Lazer. Mídia.

Resumo

Com as novas tecnologias, as formas de entretenimento da juventude têm sofrido transformações. Adolescentes e jovens se apropriam da mídia para diversos fins, inclusive para o lazer. O objetivo deste artigo é discutir a relação lazer e mídia, com ênfase na internet, entre adolescentes e jovens de escolas públicas de Fortaleza. Trata-se de um estudo de base quantitativa com questionário autoaplicável contendo 77 itens, tematizando família, educação, trabalho, lazer, saúde e mídia, com amostra formada por 1140 sujeitos, entre 14 e 24 anos, de ambos os sexos, estudantes de 43 escolas públicas da cidade de Fortaleza/CE, nos anos de 2010 e 2011. Para análise, utilizou-se o software SPSS, especializado em pesquisas estatísticas em Ciências Sociais. Os dados são discutidos com base em critérios de gênero (masculino e feminino) e etários (menores e maiores de idade). A televisão se sobressaiu em todos os segmentos. No entanto, homens e mulheres ainda possuem formas variadas para se entreter, com destaque para a prática de esporte e jogos entre o gênero masculino. Quanto à internet, ainda há diferença em sua utilização, com maior uso na hora do lazer entre o gênero masculino. Com relação à idade, há diminuição do lazer entre os jovens mais velhos, inclusive relacionada à internet. Por fim, constatou-se que a juventude dispõe de poucos espaços livres de acesso ao lazer. Neste contexto, o lazer mediado pela mídia, sobretudo a televisão e a internet, tem destaque entre adolescentes e jovens, independente de gênero.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Miranda, L. L., Filho, J. A. de S., & Santiago, M. V. (2017). A relação lazer e mídia entre adolescentes e jovens de escolas públicas em Fortaleza/CE. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.s02.AO03

Edição

Seção

Artigos