A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO ÂMBITO ACADÊMICO: Uma aproximação teórica e empírica

Autores

  • Nair Floresta Andrade Neta
  • Emilio García García
  • Isabel Santos Gargallo

Palavras-chave:

Inteligência emocional, Pesquisa exploratória, Pós-graduação, Brasil.

Resumo

O conceito de Inteligência Emocional surgiu em 1990, proposto pelos pesquisadores Peter Salovey e
John Mayer. No entanto, tornou-se conhecido mundialmente após a publicação do livro Inteligência Emocional,
em 1995, por Daniel Goleman. Desde então, além do interesse popular gerado, o construto também
provocou certo “rebuliço” no âmbito científico. Para compreender alguns aspectos dessa polêmica, a
primeira parte deste artigo apresenta uma aproximação teórica ao novo construto, relacionando-o com
perspectivas teóricas acerca da inteligência e da emoção, situando a inteligência emocional no bojo das propostas
alternativas à definição e compreensão clássica da inteligência humana. A segunda parte apresenta os
resultados de um trabalho de pesquisa, divulgado no I Congresso de Inteligência Emocional (realizado
em 2007, Málaga-Espanha), que consistiu em analisar sistematicamente uma parte da produção acadêmica
proveniente dos cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e
Doutorado) do Brasil, para averiguar que interesse científico o construto da Inteligência Emocional despertou
no âmbito acadêmico brasileiro. Foram revisados os resumos de teses e dissertações, registrados no
Banco de Teses da CAPES, abarcando o período de 1990 a 2006. A freqüente afirmação de que “o
interesse científico pela inteligência emocional tem sido crescente” não se evidencia com relação à produção
acadêmica analisada. Os resultados desse trabalho exploratório mostram a existência

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Andrade Neta, N. F., García, E. G., & Gargallo, I. S. (2017). A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO ÂMBITO ACADÊMICO: Uma aproximação teórica e empírica. Psicologia Argumento, 26(52), 11–22. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19807

Edição

Seção

Artigos