A orientação profissional (OP) como elo entre a universidade e a escola

Autores

  • Mariita Bertassoni da Silva
  • Rafaela Roman de Faria
  • Isabel Cristina de Abreu Fochesato

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5881

Palavras-chave:

Universidade. Escola. Orientação profissional.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade apresentar a experiência desenvolvida em um programa de extensão de uma universidade particular, da cidade de Curitiba, tendo como enfoque principal a Orientação Profissional (OP), na modalidade clínica como proposta por Bohoslavski (1987). O trabalho foi desenvolvido por três psicólogas, durante os anos de 2009 e 2010. Em dois anos foram atendidos 121 estudantes. As escolas tinham autonomia para estabelecer critérios para a participação dos alunos no programa, e cada escola tinha um número de vagas pré estabelecido, o que por sua vez, dependia do número de escolas parceiras. A participação no processo da OP era voluntária e gratuita. Os alunos cursavam primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio e possuíam idade entre 15 e 20 anos. Foram realizados dez encontros com cada grupo, ou indivíduo, e em todos desenvolvidas atividades que propiciassem autoconhecimento e conhecimento da realidade profissional. Como resultado verificou-se que mais de 50% dos estudantes, que concluíram o processo de OP, aumentaram a maturidade em relação a escolha profissional, estes resultados foram constatados pelo levantamento da Escala de Maturidade para Escolha Profissional, que foi aplicada no início e final do processo de OP. Além desse resultado quantitativo, pôde-se coletar respostas qualitativas que indicaram a eficácia do trabalho realizado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

da Silva, M. B., de Faria, R. R., & de Abreu Fochesato, I. C. (2017). A orientação profissional (OP) como elo entre a universidade e a escola. Psicologia Argumento, 30(68). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5881

Edição

Seção

Dossiê