Os diversos grupos matrizes formadores do povo de Israel
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.002.AO01Palavras-chave:
Grupamento Patriarcal, Grupamento do Êxodo do Egito, Grupamento do Monte Sinai, ProtoisraelitasResumo
O artigo apresenta a discussão sobre as teorias e modelos para a formação do povo de Israel. Começa pelas hipóteses sobre o modo e o lugar onde se formou Israel. Passa para as opiniões sobre o tempo quando se formou Israel. E se concentra na apresentação da teoria sobre os quatro principais grupamentos que contribuíram para a formação de Israel, a saber, patriarcal (nômade pastoril), êxodo do Egito (seminômade pastoril), monte Sinai (nômade pastoril) e protoisraelitas de Canaã (sedentários e seminômades), pela perspectiva mais aceita de estudos atuais. A hipótese dominante para toda essa discussão é a variedade de suposições. Multifacetada é a palavra que qualifica a formação do povo de Israel. As diversas hipóteses buscam explicar o texto bíblico, com apoio dos documentos do Antigo Oriente Médio e das descobertas arqueológicas da região. O artigo segue a metodologia da revisão bibliográfica em diálogo com os diversos autores, para uma apresentação didática do conjunto de suposições. Como resultado, visa apresentar uma visão de conjunto sobre os inícios da história do povo de Israel.Downloads
Referências
ACOSTA BENÍTEZ, M. La Estela de Merneptah y la tasa de desempleo: ideología y teología en la historiografía de los orígenes de Israel. Theologica Xaveriana, Bogotá, v. 63, n. 176, p. 307-330, julio-diciembre 2013.
BRIGHT, J. História de Israel. 7. edição, São Paulo: Paulus, 2003.
DEVER, W. G. Who Were the Early Israelites and Where Did They Come From? Michigan: Eerdmans, 2006.
DREHER, C. A. As tradições do Êxodo e do Sinai. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 16, p. 52-68, 1988.
DUARTE CASTILLO, R. Encuentro internacional de la sociedad de literatura bíblica: algunos puntos de vista. Efemérides Mexicana, México, v. 8, n. 22, p. 93-102, 1990.
FINKELSTEIN, I.; SILBERMAN, N. A. A Bíblia desenterrada: a nova visão arqueológica do antigo Israel e das origens nos seus textos sagrados. Petrópolis: Vozes, 2018.
GERSTENBERGER, E. S. Teologias no Antigo Testamento: pluralidade e sincretismo da fé em Deus no Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/CEBI, 2007.
GOTTWALD, N. K. As tribos de Iahweh: uma sociologia da religião de Israel liberto, 1250 – 1050 a. C. São Paulo: Paulus, 1986.
KAEFER, J. A. A Bíblia, a arqueologia e a história de Israel e Judá. São Paulo: Paulus, 2015.
KESSLER, R. História social do antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 2009.
LIVERANI, M. Para além da Bíblia: História antiga de Israel. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
MAZZINGHI, L. História de Israel das origens ao período romano. Petrópolis: Vozes, 2017.
PIXLEY, J. A história de Israel a partir dos pobres. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
RAY, P. J. Classical Models for the Appearance of Israel in Palestine. In: KLINGBEIL, G. A.; RAY, P. J.; HESS, R. S. (Eds.). Critical Issues in Early Israelite History. Winona Lake: Eisenbrauns, 2008. p. 79-93.
REIMER, H. O Antigo Israel: espaço, fontes e historiografia. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais. Iporá: UEG/UnU Iporá, v. 2, n. 2, p. 60-75, jul./dez. 2013.
REIMER, H. O Antigo Israel: história, textos e representações. São Paulo: Fonte Editorial, 2017.
RIBEIRO, A. B. T. Novas definições terminológicas para entender a História de Israel. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 111-124, jul-dez. 2016.
RIBEIRO, A. B. T. Introdução à História e Religião do “Povo de Israel”: Formação de Identidade e Análise Weberiana Sob o Ponto de Vista de “Povo Pária”. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
SCARDELAI, D. Da religião bíblica ao judaísmo rabínico: origens da religião de Israel e seus desdobramentos na história do povo judeu. São Paulo: Paulus, 2008.
SCHLAEPFER, C. F.; OROFINO, F. R.; MAZZAROLO, I. A Bíblia: introdução historiográfica e literária. Petrópolis: Vozes, 2004.
SCHWANTES, M. Breve história de Israel. São Leopoldo: Oikos, 2008a.
SCHWANTES, M. História de Israel: local e origens. 3. ed. São Leopoldo: Oikos, 2008b.
SILVA, A. J. A história de Israel na pesquisa atual. In: FARIA, J. F. (Org.). História de Israel e as pesquisas mais recentes. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 43-87.
SILVA, V. Deus ouve o clamor do povo: teologia do êxodo. São Paulo: Paulinas, 2004.
SOGGIN, J. A. Le origini d´Israele: problema, proposte e prospettive. Henoch, Torino, v. 8, p. 129-145, 1986.
THOMPSON, T. L. The Historicity of the Patriarchal Narratives. Berlin: Walter de Gruyter, 1974.
TREIN, H. A. A situação histórica dos hebreus no Egito e no Antigo Testamento. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 16, p. 19-30, 1988.
VOGELS, W. Abraão e sua lenda: Gênesis 12,1-25,11. São Paulo: Loyola, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.