As lentes da psicologia na tarefa da teologia prática: hermenêutica psicológica na leitura dos textos sagrados e práticas eclesiais
Resumo
Este artigo se propõe a discorrer sobre uma das muitas interfaces existentes na importante relação entre psicologia e teologia: o lugar de uma hermenêutica psicológica na leitura dos textos sagrados e práticas eclesiais de comunidades de fé cristãs. A esfera da teologia prática, uma das subdivisões da teologia enquanto ciência, tem sido um dos solos sobre os quais a interface supramencionada se torna possível. Pesquisas qualitativas em comunidades de fé e suas relações com os textos sagrados têm se beneficiado do uso de hermenêuticas diversas, incluindo a hermenêutica psicológica. Este artigo se propõe a apresentar ao leitor o lastro da antiga relação entre estas ciências, bem como os seus benefícios para as investigações teológicas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BECK, T. J. Outlines of Biblical Psychology. Edinburgh: T & T Clark, 1877.
DELITZSCH, F. A System of Biblical Psychology. Whitefish: Kessinger Publishing, 2010.
DITTES, J. Pastoral Counseling. Louisville: Westminster John Knox Press, 1999.
DUECK, A.; LEE, C. “Why Psychology Needs Theology: A radical-reformation perspective”. Grand Rapids: Eerdmans, 2005.
ELLENS, H. The Bible and Psychology, an Interdisciplinary Pilgrimage. Pastoral Psychology, v. 45, n. 3 1997.
EXUM, C.; CLINES, D. (eds.) The New Literary Criticism and the Hebrew Bible. Sheffield: Sheffield and Academic Press, 1993.
FITZMYER, J. Scripture: The soul of theology. Mahwah: Paulist Press, 1994.
FLETCHER, S. The Psychology of the New Testament. Charleston: Nabu Press, 2010.
GILL, R. Churchgoing and Christian Ethics: New studies in Christian Ethics. New York: Cambridge University Press, 1999.
GRANT, F. C. The Gospels. London: Faber & Faber, 1959.
HAMMERSLEY, M.; ATKINSON, P. Ethnography: Principles in practice (3rd Ed). New York: Taylor & Francis, 2007.
HAUERWAS, S. Christian Existence Today: Essays on church, and living in between. Durham: The Labyrinth Press, 1988.
HAUERWAS, S. In Good Company: The church as polis. Notredame: University of Notre Dame Press, 1995.
HEALY, N. M. Church, World and the Christian Life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
HUNSINGER, D. Theology and Pastoral Counseling. Grand Rapids: Eerdmans, 1995.
JUNG, CG. (1997) Visions Seminars: Notes on the Seminars Given in 1930-1934. Ed. C. Douglas, Princeton, Princeton University Press.
KILLE, D. A.; ROLLINS, W. G. (Ed) Psychological Insight into the Bible. Grand Rapids: Eerdmans, 2007.
LOPES, A. N.; SEARLE, D. Liberalism and Fundamentalism. 2002.
MEISSNER, W. The Cultic Origins of Christianity. Collegeville: The Liturgical Press, 2002.
MILBANK, J. Theology and Social Theory: Beyond secular reason. Oxford: Blackwell, 2006.
MIILLER-MCLEMORE, B. Let the Children Come: Reimagining Childhood from a Christian Perspective. San Francisco: Jossey-Bass, 2003.
MOSCHELA, C. Ethnography as a pastoral practice. Cleveland: The Piligrim Press, 2008.
MURPHY, N. Theology in the Age of Scientific Reasoning. Ithaca: Cornell University Press, 1990.
PATTISON, S. The Challenge of Practical Theology: Selected essays. London: Jessica Kingsley Publishers, 2007.
RASHKOW, I. The Phallacy of Genesis: A Feminist-Psychoanalytic Approach, Louisville: Westminster/John Knox Press, 1993.
ROLLINS, W. Soul and Psyche: The Bible in Psychological Perspective”. Minneapolis: Fortress Press, 1999.
SAPSFORD, R.; JUPP, V. Data Collection and Analysis. London: Sage, 2006.
SCHAREN, C.; VIGEN, A. M, Ethnography as Christian Theology and Ethics. London: Continuum, 2001.
SWINTON, J.; MOWAT, H. Practical Theology and Qualitative Research. London: SCM Press. 2001.
THEISSEN, G. Psychological Aspects of Pauline Theology. Philadelphia: Fortress, 1987.
WOODWARD, J.; PATTISON, S. The Blackwell Reader in Pastoral and Practical Theology. Oxford: Blackwell, 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/2175-1838.12.001.AO03
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Editora Universitária Champagnat

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.