A pureza de coração e a caridade perfeita: a espiritualidade dos monges do deserto segundo João Cassiano

Autores

  • Renato Kirchner Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Robison Moreli Amadeu Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.001.AO01

Palavras-chave:

Oração Perfeita, Mística Monástica, Ascese.

Resumo

O presente artigo coloca-se como objetivo acompanhar e entender a espiritualidade desenvolvida e vivida pelos monges do deserto. Nossa escolha recai sobre os escritos de João Cassiano, na medida em que desempenhou uma forte influência na tradição monástica posterior, particularmente no que diz respeito aos exercícios espirituais praticados pelos monges do deserto. Nas práticas necessárias para se alcançar o estado de pureza almejado pelos monges, é fundamental compreender a temática da oração que, sob diversas maneiras, desempenhou uma importância no desenvolvimento espiritual monástico e os caminhos que levavam os monges a almejar a pureza do coração e a caridade perfeita. Também procuraremos fazer uma releitura da apropriação de escritores contemporâneos sobre a espiritualidade do deserto, particularmente de Anselm Grün e Henri Nouwen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Kirchner, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Professor e pesquisador na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do corpo docente permanente da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Editor-chefe da revista Reflexão, vinculado ao Programa de Mestrado em Ciências da Religião da PUC-Campinas. Doutor e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o grupo de pesquisa “Ética, Epistemologia e Religião”.

Robison Moreli Amadeu, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Graduado em Filosofia (bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista de Iniciação Científica na modalidade FAPIC/Reitoria.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Kirchner, R., & Amadeu, R. M. (2019). A pureza de coração e a caridade perfeita: a espiritualidade dos monges do deserto segundo João Cassiano. Revista Pistis & Praxis, 11(1). https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.001.AO01