Educação e espiritualidade: limites e possibilidades de um encontro pedagógico no Ensino Religioso
DOI:
https://doi.org/10.7213/pp.v3i1.14357Palavras-chave:
Ensino religioso, Espiritualidade, Aprendizagem significativa.Resumo
O artigo busca descortinar uma realidade que se relaciona com os avanços da nova biologia, da genética, da neurociência, da teologia, da filosofia e da psicologia, na busca de Deus e da experiência religiosa. Os novos conceitos dessas ciências, embora com limites, abrem possibilidades para se repensar o Ensino Religioso (ER) como um fecundo terreno para se recuperar, e desenvolver, de forma plural e universal, o fenômeno espiritualidade por configurar a essência universal das religiões, sua mola propulsora tão peculiar no Homo Sapiens. Para a efetivação deste trabalho convocamos alguns autores, segundo a necessidade, para elaborar um projeto de ER que vise à aprendizagem significativa.Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BERGSON, H. Cartas, conferências e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os Pensadores).
BIGHETO, A. C.; INCONTRI, D. O ensino inter-religioso, como fazer? 2003. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2009.
BOFF, L. Espiritualidade, dimensão esquecida e necessária. 2009. Disponível em: <http://www.pjssc.kinghost.net/v9/modules/planet/view.article.php/461>. Acesso em: 27 fev. 2009.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.475/97, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao Artigo 33 da Lei n. 9.394/96, que estabelece as Diretrizes de Base da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, Congresso Nacional, 1997.
CASSIRER, E. Linguagem e mito. Tradução de J. Guinsburg e M. Scnaiderman. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CORBÍ, M. Hacia una espiritualidad laica: sin creencias, sin religiones, sin dioses. Barcelona: Herder, 2007.
COMTE-SPONVILLE, A. O espírito do ateísmo: introdução a uma espiritualidade sem Deus. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DANIEL, J. Posições/controvérsias – aprender a viver juntos: desafio prioritário no alvorecer do século XXI. In: BRASLAVSKY, C. (Org.). Aprender a viver juntos: educação para integração na diversidade. Tradução de José Ferreira. Brasília: UNESCO; IBE; SESI; UNB, 2002.
COSTELLA, D.; OLIVEIRA, E. T. Epistemologia do Ensino Religioso. Religião & Cultura, v. 6, n. 11, p. 43-56, 2007.
DECLARAÇÃO universal sobre a diversidade cultural. 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO – FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997.
HAMER, D. O gene de Deus. São Paulo: Mercuryo, 2005.
HAY, D. P.; SOCHA, M. The science looks at spirituality as natural phenomenon: bringing biological and psychological perspectives together. Zygon, v. 40, n. 3, p. 589-612, 2005.
JUNQUEIRA, S. R. A. et al. Ensino religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007.
KIVITZ, R. Religião e outra espiritualidade. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2008.
KÜNG, H. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2003.
MARINO Jr., R. A religião do cérebro: as novas descobertas da neurociência a respeito da fé humana. São Paulo: Gente, 2005.
MEDITAÇÕES do pôr-do-sol. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2003.
MONDIN, B. Quem é Deus?: elementos de teologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1997.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo; Brasília, DF: Cortez; UNESCO, 2001a.
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2001b.
MOSER, A. Para além dos genes: a metáfora do “Livro da Vida”. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2009.
MOSER, A. Ética, valores e educação. 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2010.
NOUAILHAT, R. Enseigner le fait religieux; um défi pour la läíité. Nathan, 2004.
NOVAK, J. D. Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira, 1981.
OLIVEIRA, L. et al. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007.
PANIKKAR, R. Ícones do mistério: a experiência de Deus. São Paulo: Paulinas, 2007.
PASSOS, J. D. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.
QUEIROZ, J. J. Deus e a espiritualidade sob olhares científicos Pós-Modernos: limites e possibilidades da nova Biologia, da Genética e da Neurociência no campo da(s) Ciência(s) da Religião. In: CONFERÊNCIA NO PRIMEIRO SIMPÓSIO LUSOBRASILEIRO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, 1., 2009, Braga. Anais... Braga: Conferência no Primeiro Simpósio Lusobrasileiro de Filosofia da Religião e Ciências da Religião, 2009.
QUINTÁS, A. L. Inteligência criativa: descoberta pessoal de valores. São Paulo: Paulinas, 2007.
SANCHEZ, W. L. Pluralismo religioso: as religiões do mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2005.
SMARJASSI, C. M. Uma análise Ausubeliana de aprendizagem significativa: a organização e transmissão de conteúdos em cursos de formação de professor. 1996. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
SOARES, A. M. L. (Coord.). Temas do ensino religioso. Apresentação. In: PASSOS, J. D. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 5-9.TILLICH, P. Teologia sistemática. 5. ed. Tradução de Getúlio Bertelli e Geraldo Korndörfer. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
TRACY, D. Metáforas e religião: o caso dos textos cristãos. In: SACKS, S. (Org.). Da metáfora. Tradução de Stella Tagnin. São Paulo: EDUC-Pontes, 1992. p. 95-99.
YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.