A educação para o esporte na família

Denilson Geraldo

Resumo


A sociabilidade humana pelo esporte exige uma aproximação da experiência de família onde os pais, como primeira referência educacional, são os formadores da pessoa em todas as dimensões. A prática esportiva tem o objetivo de uma vida saudável, possibilitando o bem estar físico, psíquico, espiritual, moral, social e não somente o desempenho e os resultados. Neste sentido, o esporte paraolímpico é significativo aos atletas e à sociedade, contribuindo para a construção de um mundo verdadeiramente pluralista. O grande risco do esporte, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é a tristeza individualista que pode ser superada com a educação para o lúdico recebida na família. A presença e participação dos pais na formação da pessoa são fundamentais para o conceito de democratização do esporte e participação social através da atividade de recreação, fazendo com que as pessoas se respeitem como imagem e semelhança de Deus. Tudo considerado, esta formação para o esporte inicia-se na família, primeira e fundamental escola de humanização.

Palavras-chave


Esporte; Família; Educação; Saúde; Democracia.

Texto completo:

PDF

Referências


AGNELO, G. M. O corpo e os desafios atuais: ética e teologia. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 7161-7169.

AGRICOLA, N. P. A. Esporte, esporte escolar e competição: sentidos, ações e contradições. Goiânia: UCG, 2007.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL [CNBB]. Diretório da Pastoral Familiar. São Paulo: Paulinas, 2004.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulinas, 2013.

JOÃO PAULO II. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Paulinas, 1993.

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Familiaris Consortio. São Paulo: Paulinas, 1982.

LOBATO, A. Personalização. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 770-771.

MARRA, B. Salute. In: PACOMIO, L.; MANCUSO, V. (Orgs.) Lexicon: Dizionario Teologico Enciclopedico. Roma: Edizione Piemme, 1997, p. 917.

MONTEIRO, A. O. Desporto: da excelência à virtude, um caminho para crianças, Jovens e Adultos. 2007. Braga: Edição Universidade do Minho. (Tese de Doutorado). Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2007.

MOREIRA, A. S. Religião Politizada contra violência institucionalizada: a Teologia da Libertação no imaginário religioso mundial. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 33, jan./mar. 2014.

PACOMIO, L.; MANCUSO, V. (Orgs.). Lexicon: Dizionario Teologico Enciclopedico. Roma: Edizione Piemme, 1997.

PONTIFÍCIO CONSELHO JUSTIÇA E PAZ. Compêndio da doutrina social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005.

PRIVITERA, S., Salute spirituale. In: LEONE, S.; PRIVITERA, S. Nuovo dizionario di bioetica. Milano: Città Nuova, 2004, p. 1052-1054.

RAMSAY, H. Família e filosofia. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 365-374.

SÍNODO DOS BISPOS. III Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos: os desafios pastorais da família no contexto da evangelização (instrumentum laboris). São Paulo: Paulinas, 2014.

SPINSANTI, S. Salute. In: LEONE, S.; PRIVITERA, S. Nuovo dizionario di bioetica. Milano: Città Nuova, 2004, p. 1052.

TEIXEIRA, M. S.; MOORE, F. E. A mulher e o esporte: a experiência dos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo: relatório final julho 2007. Rio de Janeiro: Edição

Instituto Noos, 2008.

TUBINO, M. J. G. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez, 1992.

VALENCIA, F. M. Família e personalismo. In: PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A FAMÍLIA. Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas.

Brasília: Edições CNBB, 2007, p. 375-392.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.08.001.ao02

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.