O outro e a roda: experiência formativa em grupo e Ensino Religioso

Edson Ponick, Marta Nörnberg

Resumo


Este texto é uma reflexão sobre a experiência de professores em atividades de pequenos grupos, realizadas durante um seminário de formação continuada, denominado Semana de Criatividade. Analisamos os relatos e as reflexões sobre as experiências dos professores e das professoras participantes desse seminário escritos em Diário de Bordo. Apresenta elementos metodológicos da Semana de Criatividade que podem subsidiar os processos de planejamento das atividades de ensino, especialmente do Ensino Religioso. A atividade em grupos é um importante recurso metodológico para a construção, individual e coletiva, do respeito e da valorização do outro em sala de aula e fora dela. A análise conclui que os professores e as professoras apostam nas atividades em grupos como forma de contribuir para a formação de si e do outro.

Palavras-chave


Formação docente; Ensino religioso; Alteridade; Técnicas de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


DEPARTAMENTO DE CATEQUESE DA IECLB. A ventura da paz: vivências educativas a partir das bem-aventuranças. São Leopoldo: Contexto, 2000. (Semanas de Criatividade: caderno n. 4).

DIÁRIOS DE BORDO. Ferraz de Vasconcelos, SP; Cascavel, PR; Santa Cruz do Sul, RS; Rodeio, SC; Vitória, ES. jun./set. 2006. Material recolhido nas Semanas de Criatividade. (24 documentos)

.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.

LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Unesco, 2003.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 11. ed. Portugal: Afrontamento, 1999.

WARSCHAUER, C. Rodas em redes: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

WARSCHAUER, C. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

WERLE, F. O. C.; NÖRNBERG, N. Prática reflexiva na escola. In: MÄDCHE, F. C. et al. (Org.). Práticas pedagógicas em Ciências nos anos finais: caderno do professor coordenador de grupos de estudos. São Leopoldo: UNISINOS; Brasília: MEC, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6048

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.