PASTORAL UNIVERSITÁRIA: a Universidade Católica a serviço da evangelização
Resumo
A ação evangelizadora da Universidade Católica realiza-se de muitas maneiras, sobretudo naquilo que é próprio da prática educativa no ensino superior. Contudo, a Pastoral Universitária é um campo privilegiado para o desenvolvimento da missão que a Universidade Católica tem de anunciar o Evangelho e de promover o frutuoso diálogo entre fé e cultura e entre fé e razão. O presente artigo intenta descrever as principais linhas de orientação para uma Pastoral Universitária na Universidade Católica, em fidelidade à mensagem do Evangelho e ao ensinamento da Igreja. O texto também apresente linhas de ação e pistas metodológicas para o incremento das práticas pastorais e das ações de evangelização nas instituições católicas de educação superior.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
A BÍBLIA de Jerusalém. 8. ed. São Paulo: Paulinas, 1981.
ALVES, Vicente Paulo. Universidade em pastoral: uma nova visão sobre o jeito convencional de fazer pastoral na universidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BENTO XVI. Discurso aos estudantes universitários de Roma e da região do Lácio. 15 dez. 2005.
______. O dom da comunhão. Audiência Geral, 29 de março de 2006.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et Spes. Petrópolis, RJ: Vozes, 1966.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB. Para uma pastoral da educação. São Paulo: Paulinas, 1986.
______. Evangelização e pastoral da universidade. São Paulo: Paulinas, 1988a.
______. Igreja, comunhão e missão na evangelização dos povos, no mundo trabalho, da política e da cultura. São Paulo: Paulinas, 1988b.
______. Educação, igreja e sociedade. São Paulo: Paulinas, 1992.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO - CELAM. Documento de Aparecida. São Paulo: CNBB; Paulinas; Paulus, 2007.
ECO, Umberto; MARTINI, Carlo Maria. Em que crêem os que não crêem? Rio de Janeiro: Record, 2000.
GERVILLA, Enrique. Posmodernidad y educación: Valores y cultura de los jóvenes. Madrid: Dykinson, 1993.
HEIDEGGER, Martin. Kant et le problème de la métaphysique. Paris: Gallimard, 1953.
INSTITUTO MARISTA. Missão educativa marista: um projeto para o nosso tempo. São Paulo: SIMAR, 2003.
JOÃO PAULO II. Encíclica Laborem Exercens. São Paulo: Paulinas, 1981.
______. Encíclica Centesimus Annus. São Paulo: Paulinas, 1991.
______. Carta apostólica Tertio Millennio Adveniente. São Paulo: Paulinas, 1994a.
______. Constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994b.
______. Discurso ao pontifício conselho da cultura, 15 de março de 1997.
______. Carta encíclica Fides et Ratio. São Paulo: Loyola, 1998.
______. Mensagem para o XXXVI dia mundial de oração pelas vocações. 25 de abril de 1999.
MIGLIAZZO, Arlin C. Teaching as na act of faith. New York: Fordham University Press, 2002.
PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. São Paulo: Loyola, 1982.
PONTIFÍCIO CONSELHO DA CULTURA. Para uma pastoral da cultura. São Paulo: Paulinas, 1999.
SANTA SÉ. Código de direito canônico [1983]. São Paulo: Loyola, 2002.
UNESCO. Conferência mundial sobre o ensino superior: tendências da educação superior para o século XXI. Paris: Unesco, 1998.
DOI: http://dx.doi.org/10.7213/pp.v1i1.10724
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.