Comunicação e mobilização política na campanha Fora Ana de Hollanda

Autores

  • Kelly Prudencio
  • Weslley Dalcol Leite

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO07

Palavras-chave:

Comunicação, Mobilização política, Internet, Minc, Ana de Hollanda

Resumo


Este artigo é resultado da observação do confronto político evidenciado na campanha Fora Ana de Hollanda no Twitter, uma mobilização que ocorreu em 2011 a partir dos grupos apoiados pelo programa Cultura Viva do Ministério da Cultura — os pontos de cultura — e a gestão da ministra Ana de Hollanda. Orientados pela teoria da mobilização política, mostramos que a mobilização foi organizada pela rede de comunicação preexistente dos pontos de cultura na internet, a qual propiciou a formação de um capital comunicacional aos ativistas; isso lhes permitiu identificar janelas de oportunidades políticas e criar condições para o confronto. Esse confronto se dá pelos enquadramentos da ação coletiva, entendidos como estratégias de enfrentamento. Para isso, foram analisadas 763 postagens da campanha (#foraana e #foranadehollanda) publicadas entre fevereiro e outubro de 2011 no microblog Twitter. A pesquisa identificou que a comunicação na internet funcionou, nesse caso, como fundamento da mobilização, cujo objetivo era manter a política pública, interrompida na gestão da ministra. A campanha campanha apresentou repertório de ações, que, embora não tenha culminado na queda imediata da ministra, colocou a política cultural no centro das discussões daquele período.

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Publicado

2013-11-17

Como Citar

Prudencio, K., & Leite, W. D. (2013). Comunicação e mobilização política na campanha Fora Ana de Hollanda. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(35). https://doi.org/10.7213/comunicao.35.014AO07

Edição

Seção

Artigos