Sorria, você está sendo filmado: o telejornalismo apócrifo e o efeito de tragicidade das imagens de videovigilância

Autores

  • Ana Paula Goulart de Andrade
  • Sandro Tôrres de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7660

Palavras-chave:

Telejornalismo, Telejornalismo apócrifo, Videovigilância, Discurso, Semiótica

Resumo


A proposta deste artigo é analisar os efeitos de sentido advindos de imagens capturadas especificamente por videovigilância e utilizadas na narrativa construída pelos telejornais locais e nacionais, dando continuidade à pesquisa sobre o "telejornalismo apócrifo", empreendida pelos autores desde 2010. Pretende-se aqui questionar os critérios de noticiabilidade a partir da escolha de enquadramentos e tratamentos próprios do Jornalismo Televisivo que remetam à ideia de tragicidade. Busca-se explorar fundamentos teóricos relacionados à questão do discurso midiático no cenário contemporâneo (mormente a conceitos dados por autores de áreas conexas à Comunicação, como Michel Foucault, Mauro Wolf, Peter Berger e Thomas Luckman, Erving Goffman, entre outros), para se estabelecer uma reflexão sobre o objeto de pesquisa e sobre os objetos de análise elencados. Ainda para alcançar esse objetivo, utiliza-se o ferramental teórico da Semiótica Discursiva Francesa (greimasiana), especialmente sob a visão de Eric Landowski. Um comercial da marca Coca-cola e uma matéria telejornalística baseados em imagens de videovigilância servirão de artifícios para o estudo de caso e verificação das proposições relacionadas ao universo discursivo que figura atualmente nas práticas telejornalísticas.

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Publicado

2013-11-17

Como Citar

Andrade, A. P. G. de, & Azevedo, S. T. de. (2013). Sorria, você está sendo filmado: o telejornalismo apócrifo e o efeito de tragicidade das imagens de videovigilância. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(33). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7660

Edição

Seção

Artigos