A publicação de erratas no jornalismo online: parâmetros éticos para uma discussão acerca de condutas mais adequadas

Autores

  • Lívia de Souza Vieira

DOI:

https://doi.org/10.7213/comunicacao.7651

Palavras-chave:

errata, Jornalismo online, ética, leitor, qualidade jornalística

Resumo


O presente artigo tem como base o projeto de pesquisa aprovado no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2012). A partir da identificação das modalidades de comunicação do erro nos principais webjornais brasileiros e da análise de uma errata selecionada, o artigo pretende levantar reflexões para condutas mais adequadas e eficientes, contemplando princípios éticos do jornalismo, especialmente aqueles que convergem com o jornalismo online. Parte-se do princípio de que há uma deficiência nas modalidades atuais de publicação de erratas e uma necessidade de descobrir uma maneira pela qual o leitor seja informado com precisão sobre os fatos. Nesse contexto, compreende-se a errata como o instrumento que dá visibilidade ao erro jornalístico e deve ser utilizada todas as vezes em que a notícia necessitar de correção. Seu caráter é de prestação de contas com o público leitor, pois, agindo com transparência na admissão de erros, o veículo mantém sua credibilidade.

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Publicado

2013-11-17

Como Citar

Vieira, L. de S. (2013). A publicação de erratas no jornalismo online: parâmetros éticos para uma discussão acerca de condutas mais adequadas. Revista De Estudos Da Comunicação, 14(33). https://doi.org/10.7213/comunicacao.7651

Edição

Seção

Artigos