ENTRE A CURA E O ESPETÁCULO: A MIDIATIZAÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO NA NAÇÃO DOS 318

Autores

  • Carlos Renan Samuel Sanchotene Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rec.v10i22.21644

Palavras-chave:

Midiatização. Religião. Espetacularização. Televisão

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de midiatização do campo religioso e as estratégias de captura dos fiéis, a partir do programa televisivo religioso Hora dos Empresários, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Transmitido pela Rede Record de Televisão, o programa é destinado às pessoasque buscam uma solução para a crise financeira. Com estratégias distintas, os pastores oferecem ajuda aos telespectadores por meio dos serviços de autorreferencialidade, além da espetacularização do discurso religioso via imagens, testemunhos e dramatização. O estudo evidencia que a “cura” financeira, as conquistas e vitórias só podem ser alcançadas dentro do templo, através da Nação dos 318.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-18

Como Citar

Samuel Sanchotene, C. R. (2009). ENTRE A CURA E O ESPETÁCULO: A MIDIATIZAÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO NA NAÇÃO DOS 318. Revista De Estudos Da Comunicação, 10(22). https://doi.org/10.7213/rec.v10i22.21644

Edição

Seção

Artigos