Benefícios do TREINI nas metas funcionais de crianças com mielomeningocele
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38139%20Resumo
Introdução: Crianças com mielomeningocele (MMC) frequentemente apresentam limitações que impactam suas atividades diárias e rotina familiar. Compreender as prioridades parentais e aplicar intervenções eficazes é essencial para promover ganhos funcionais e satisfação. Objetivo: Caracterizar os objetivos funcionais de crianças com MMC, organizá-los de acordo com o referencial F-words e avaliar os efeitos do programa TREINI na melhoria desses objetivos funcionais. Métodos: Realizou-se um estudo piloto não randomizado envolvendo 26 crianças (2 a 14 anos) com MMC. A Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) foi utilizada para caracterizar os objetivos funcionais e avaliar os benefícios do programa TREINI. O protocolo consistiu no treino de objetivos funcionais em ambiente naturalista, combinado com o uso de uma veste terapêutica flexível, durante três meses, cinco vezes por semana, de 3 a 4 horas por dia. Estatísticas descritivas foram aplicadas para descrever o perfil das prioridades. Dados pré e pós-intervenção foram analisados pelo teste t pareado. Resultados: Um total de 121 metas foi estabelecido pelos pais, sendo as atividades de vida diária (AVDs), como mobilidade funcional, vestir-se e higiene pessoal, as metas mais frequentes. A maioria dos objetivos esteve associada aos domínios “função” (45,8%) e “capacidade física” (37,5%). O programa TREINI resultou em melhorias significativas no desempenho e na satisfação para a maioria das prioridades funcionais (p < 0,05). Conclusão: Para os pais de crianças com MMC, as AVDs foram identificadas como as principais prioridades terapêuticas. O programa TREINI promoveu melhorias significativas no desempenho dos objetivos funcionais e aumentou a satisfação dos pais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Thalita Karla Flores Cruz, Arthur Felipe Barroso de Lima, Reinaldo da Costa Paulino Netto, Ana Clara de Carvalho Silva, Amanda Aparecida Alves Cunha Nascimento, Deisiane Oliveira Souto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.