Equilíbrio e funcionalidade pós-intervenções fisioterapêuticas entre casos de COVID longa na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38130Resumo
Introdução: Entre as sequelas da COVID-19, destacam-se a fraqueza muscular, quadros agudos de dispneia e cansaço, comprometimento da coordenação motora, sensibilidade superficial, equilíbrio e memória, caracterizando a síndrome pós-COVID-19 ou COVID longa. A fisioterapia neurofuncional, embasada em evidências, é uma opção de tratamento para reabilitar o equilíbrio e a funcionalidade. Objetivos: Avaliar equilíbrio e funcionalidade em indivíduos com COVID longa, antes e depois da aplicação de um protocolo de fisioterapia neurofuncional. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico não randomizado (quasi-experimental), não controlado, pareado antes e depois, do tipo prospectivo, série de casos, de abordagem quantitativa, com 10 participantes que apresentaram manifestações neuromusculares associadas à COVID-19, submetidos a 25 sessões do protocolo neurofuncional. As variáveis analisadas foram: equilíbrio (Escala de Berg), atividades básicas de vida diária - ABVDs (Escala de KATZ) e atividades instrumentais de vida diária - AIVDs (Escala de Lawton). As variáveis qualitativas foram analisadas por frequências absolutas e relativas e as quantitativas por médias e desvio-padrão (± dp). Já na abordagem analítica, avaliou-se o pareamento dos dados antes e após a intervenção através do teste Wilcoxon. Resultados: A maioria dos participantes era do gênero feminino (70%), com idade entre 37 e 64 anos (50,80 ± 8,85) e hipertensão arterial sistêmica (70%). A intervenção fisioterapêutica mostrou alterações benéficas no equilíbrio (p = 0,034) e AIVDs (p = 0.026) da amostra, sendo estatisticamente significante. Conclusão: O protocolo de fisioterapia neurofuncional foi eficiente no ganho de equilíbrio e maior independência nas AIVDs na COVID longa, sem alterações significativas nas ABVDs.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daira Fernanda da Silva Chaves, Vinicius Ramos Gaia, Bruno Ferreira dos Santos, Natália Costa Ribeiro, Mírian Letícia Carmo Bastos, Tatiane Bahia do Vale Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.