Deep Inspiration Breath-Hold para a prevenção da lesão cardíaca induzida por radioterapia
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38207Resumo
Introdução: A cirurgia conservadora da mama seguida de radioterapia adjuvante consiste no padrão-ouro de tratamento dos estágios iniciais do câncer de mama. No entanto, a irradiação cardíaca incidental aumenta o risco de doença cardíaca isquêmica, o que representa a principal causa de morte não maligna nestas pacientes. Objetivo: Identificar as implicações, suportadas por evidências, da utilização da técnica Deep Inspiration Breath-Hold (DIBH) na prevenção da lesão cardíaca induzida por radioterapia adjuvante. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo baseada nas recomendações do Joanna Briggs Institute. Foram selecionados artigos publicados nas bases PubMed, LILACS e Web of Science, que relataram a prática de DIBH, conforme o escopo do presente estudo. Resultados: Foram incluídos 21 estudos relevantes que relataram a utilização de DIBH para a prevenção de cardiotoxicidade secundária à radioterapia adjuvante. Durante a inspiração profunda, a cavidade torácica se expande em função do aumento do volume pulmonar, deslocando o coração para a direita e inferiormente, minimizando o campo de tratamento e afastando o coração do campo de irradiação. Conclusão: Os resultados cumulativos de uma série de estudos apontam que na prática clínica a utilização de DIBH resulta em menor irradiação do coração, sem comprometer a cobertura do alvo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Prisley Pereira de Oliveira, Michel Marcos Dalmedico, Juliana Londero Silva Ávila, Jackson Adriano Canavarro Ribeiro, Paula Karina Hembecker, Sergio Ossamu Ioshii

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.