Concordância e confiabilidade entre dois tipos de dinamômetros portáteis: tração e compressão
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38121Resumo
Introdução: A mensuração da força do quadríceps é crucial para diversas aplicações clínicas. No entanto, os dinamômetros isocinéticos tradicionais são caros e volumosos. Os dinamômetros portáteis representam alternativas acessíveis, mas a concordância entre os dinamômetros de compressão e tração na avaliação do torque extensor do joelho requer investigação. Objetivo: Avaliar a concordância entre os dinamômetros portáteis de compressão e tração no torque extensor do joelho e verificar a confiabilidade intra e interexaminadores. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico com amostra de conveniência. Os participantes foram recrutados por pesquisadores no ambulatório de fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora – Hospital Universitário, entre junho de 2021 e junho de 2022. Foram utilizados dois dinamômetros: o dinamômetro manual MMT da Lafayette Instrument Company e o de tração E-lastic® 200 kg. Resultados: A confiabilidade dos dinamômetros (compressão e tração) foi excelente, com alta concordância intra e interexaminadores (ICC(2,2) variando de 0,94 a 0,99). Não foram observadas diferenças significativas entre os dinamômetros, indicando equivalência. Os gráficos de Bland-Altman também apresentaram boa concordância e os testes t de Student não detectaram diferenças significativas entre os examinadores. Conclusão: Os dinamômetros portáteis de compressão e tração utilizados neste estudo demonstraram alta confiabilidade e equivalência nas medidas, permitindo flexibilidade na escolha desses instrumentos na prática clínica. Pesquisas futuras podem explorar as percepções de avaliadores e pacientes sobre essas medidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Lionardo de Paula, Liliany Fontes Loures, Wesley Oliveira de Almeida, Alcione Coelho de Souza, Priscila Monteiro Veras, Diogo Simões Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.