Evidências sobre os benefícios do exercício mente-corpo Qigong em mulheres com câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38205Resumo
Introdução: Apesar dos avanços no diagnóstico, tratamento e prognóstico do câncer de mama, muitas sobreviventes apresentam declínio no bem-estar psicoemocional e na qualidade de vida geral. Práticas integrativas, como exercícios de Qigong mente-corpo, podem influenciar positivamente fatores que afetam a qualidade de vida dessas pacientes. Objetivo: Sintetizar evidências sobre o impacto da prática de Qigong na qualidade de vida de pacientes diagnosticadas com câncer de mama. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados, com foco nos efeitos dos exercícios de Qigong corpo-mente em mulheres com câncer de mama. Para estudos relevantes, realizaram-se buscas nas bases de dados PubMed, Web of Science, Embase e Cochrane Library. Os ensaios clínicos elegíveis avaliaram diferentes técnicas de Qigong em busca de desfechos relacionados à melhoria da qualidade de vida. Resultados: Oito estudos preencheram os critérios de inclusão, examinando diversas técnicas de exercícios de Qigong em mulheres com câncer de mama. Os desfechos relatados incluíram melhora na qualidade de vida, saúde mental, fadiga, função cognitiva e capacidade física. Efeitos positivos foram observados em todas as variáveis. Conclusão: Os resultados sugerem que o Qigong tem o potencial de melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama, seja em tratamento ativo ou em remissão. No entanto, a integração do Qigong ao tratamento oncológico padrão requer mais evidências de estudos mais robustos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Michel Marcos Dalmedico, Jackson Adriano Canavarro Ribeiro, Juliana Londero Silva Avila, Prisley Pereira de Oliveira, Paula Karina Hembecker, Sergio Ossamu Ioshii

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.