Valores de referência para caracterização da postura de escolares utilizando a fotogrametria
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38124%20Resumo
Introdução: Poucos são os estudos que descrevem as adaptações de crescimento relacionadas à postura corporal até a adolescência, talvez pela inexistência de valores de referência para esse público. Objetivo: Descrever valores de referência para o método fotogramétrico da postura corporal estática no plano sagital, para crianças e adolescentes saudáveis, para os segmentos cabeça, ombro, coluna vertebral pelve e joelho. Métodos: Foram avaliados 492 escolares gaúchos de ambos os sexos, entre 7 e 17 anos, por anamnese e avaliação postural estática. As fotografias foram analisadas no software DIPA©, que forneceu as variáveis posturais (em graus): postura da cabeça, postura do ombro, ângulo das curvaturas cervical, torácica e lombar, postura da pelve e do joelho. Realizou-se estatística descritiva e ANOVA com delineamento fatorial independente para multivariáveis. Resultados: O nível de maturação biológica não influenciou nenhuma das variáveis posturais. Para a postura da cabeça e da coluna cervical, os valores de referência são 43,7º - 56,6º e 30,8º - 50,6º, respectivamente, abrangendo todas as faixas etárias. As demais variáveis posturais foram diferentemente influenciadas pelo sexo e faixa etária. Conclusão: O estudo apresenta valores de referência para a postura no plano sagital de crianças e adolescentes, a partir da média e desvio-padrão (nos percentis 15% e 85%) das variáveis posturais, os quais poderão subsidiar futuras avaliações com o método fotogrametria nesse público.
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