Acurácia e confiabilidade intra e interavaliador do teste de vergência ocular
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38116Resumo
Introdução: A insuficiência de convergência é a incapacidade de obter e manter uma adequada convergência sem esforço, apresentando associação de sintomas como a fadiga ocular e cefaleia. Além disso, a literatura carece de informações sobre os diferentes testes utilizados para a avaliação de convergência. Objetivo: Verificar a acurácia e a confiabilidade intra e interavaliadores do teste de vergência ocular. Métodos: Foram recrutados 123 voluntários de ambos os sexos, de 18 a 49 anos. Aplicou-se o questionário de Sintomas de Insufuciência de Convergência e realizou-se a avaliação do ponto próximo de convergência. A bateria de testes foi realizada por três avaliadores distintos em dois dias. O coeficiente Kappa de Cohen ponderado linear foi utilizado para determinar a confiabilidade/concordância intra e interavaliadores. Resultados: Na análise da concordância do teste de vergência ocular, obervou-se moderada confiabilidade intervaliadores (Kappa = 0.43 a 0.59) e intra-avaliadores (Kappa = 0.40 a 0.75), com baixa acurácia (AUC = 0,53) para a metodologia utilizada. Conclusão: O teste de vergência ocular mostrou confiabilidade moderada, com baixa acurácia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Cristina Godoi de Paula, Tiago Del Antonio Tsunoda, Paulo Fernandes Pires, Rodrigo Antonio Carvalho Andraus, Odivan Bukalowski Barbosa Alves, Felipe Micheletti Bento, Guilherme Luis Santana Luchesi, Fabrício José Jassi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.