Análise da relação entre dor lombar e jiu-jitsu: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38120Resumo
Introdução: O jiu-jitsu é um esporte de contato e grande demanda física, que apresenta uma alta prevalência de lesões em seus praticantes. A dor lombar (DL) está entre os problemas mais comuns no esporte, no entanto existem algumas lacunas na literatura quanto a sua relação com a prática do jiu-jitsu. Objetivo: Identificar a prevalência e os fatores associados à DL em praticantes recreacionais de jiu-jitsu. Métodos: Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal e de caráter analítico, realizado por meio de um formulário online, contendo informações relacionadas à prática do jiu-jitsu e histórico de lesões. Utilizou-se o teste qui-quadrado para análise de associação entre as variáveis e a regressão de Poisson com estimação robusta para determinação da razão de prevalência para variáveis com mais de duas categorias, considerando significativos valores de p < 0,05. Resultados: Participaram 103 praticantes de jiu-jitsu, sendo 72,8% do sexo masculino e 27,2% do sexo feminino, com média de idade de 29 anos. A prevalência de DL entre os praticantes foi de 49%. Não houve associação com a dor lombar e posição de preferência dos praticiantes de jiu-jitsu. Conclusão: Fatores como tempo de prática e episódio anterior de dor lombar parecem estar associados à maior prevalência de dor lombar em praticantes de jiu-jitsu. Além disso, os praticantes acreditam que a realização do jiu-jitsu pode ser um fator de proteção para episódios de dor lombar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Alves de França, Vinícius Batista Lima, César Augusto Medeiros Silva, Sanderson José de Costa Assis, Eleazar Marinho Freitas de Lucena, Clécio Gabriel de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.