Eficácia da vibração de corpo inteiro em idosos: visão geral de revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38204%20%20%20Resumo
Introdução: O exercício de vibração de corpo inteiro (VCI) é considerado uma alternativa aos exercícios resistidos, oferecendo menor risco de complicações e destacando-se por ser um método de fácil utilização para idosos. No entanto, devido à grande diversidade de protocolos utilizados, a eficácia da VCI no desempenho muscular e no risco de quedas para essa população é inconclusiva. Objetivo: Avaliar as revisões sistemáticas que analisaram a eficácia da VCI na força muscular e no risco de quedas em idosos e estabelecer o melhor protocolo para implementação do treinamento nessa população. Métodos: Revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados foram incluídas nesta revisão, conduzidas de acordo com as diretrizes PRISMA. Para avaliar a qualidade metodológica e o risco de viés, foram utilizados os instrumentos AMSTAR 2 e ROBIS, respectivamente. Resultados: Três revisões sistemáticas foram incluídas no estudo. Os estudos foram classificados como de baixa e criticamente baixa qualidade metodológica, de acordo com o AMSTAR 2, e com risco de viés baixo e incerto, de acordo com o ROBIS. Conclusão: Esta revisão encontra evidências fracas de eficácia do treinamento de VCI na força muscular e na redução do risco de quedas em idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anna Xênya Patrício de Araújo, Dulciane Nunes Paiva, Helen Kerlen Bastos Fuzari, Willemax dos Santos Gomes, Mário Bernardo-Filho, Patrícia Érika de Melo Marinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.