Impacto do treinamento de estabilidade do núcleo motor perceptual sensorial no controle ao sentar-se em crianças com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38118Resumo
Introdução: A capacidade de sentar-se de forma independente é essencial para as crianças, servindo como base para alcançar e para atividades diárias. Para crianças com paralisia cerebral, especialmente paralisia cerebral espástica bilateral (BSCP), essa habilidade é frequentemente inatingível devido ao controle neuromuscular prejudicado. Objetivo: Relatar o protocolo para um ensaio clínico randomizado controlado do novo Programa de Exercícios de Estabilidade do Núcleo Sen-sorial Perceptual-Motor (SPMCSEP) para melhorar o controle postural sentado em crianças com BSCP. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado. Setenta e duas crianças com paralisia cerebral (Escala de Classificação da Função Motora Grossa – ER III - IV), com idade entre 3 e 7 anos, serão recrutadas e alocadas aleatoriamente em SPMCSEP e grupos de terapia convencional. A posição sentada independente será avaliada no início do estudo, 6 semanas e 8 semanas para todas as crianças usando a Escala de Medição do Controle do Tronco. Conclusão: Este estudo explica o contexto, hipóteses, fundamentos e metodologia do protocolo SPMCSEP para crianças com BSCP, e irá aderir às diretrizes do Consolidated Standards of Reporting Trials e Standard Protocol Items Recommendations for Interventional Trials para relatórios. O SPMCSEP proposto representa uma nova abordagem para lidar com o controle postural sentado prejudicado em crianças com BSCP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rathish Sivaramachandran, Meena Natarajan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.