Impacto do treinamento de estabilidade do núcleo motor perceptual sensorial no controle ao sentar-se em crianças com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2025.38118

Resumo

Introdução: A capacidade de sentar-se de forma independente é essencial para as crianças, servindo como base para alcançar e para atividades diárias. Para crianças com paralisia cerebral, especialmente paralisia cerebral espástica bilateral (BSCP), essa habilidade é frequentemente inatingível devido ao controle neuromuscular prejudicado. Objetivo: Relatar o protocolo para um ensaio clínico randomizado controlado do novo Programa de Exercícios de Estabilidade do Núcleo Sen-sorial Perceptual-Motor (SPMCSEP) para melhorar o controle postural sentado em crianças com BSCP. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado. Setenta e duas crianças com paralisia cerebral (Escala de Classificação da Função Motora Grossa – ER III - IV), com idade entre 3 e 7 anos, serão recrutadas e alocadas aleatoriamente em SPMCSEP e grupos de terapia convencional. A posição sentada independente será avaliada no início do estudo, 6 semanas e 8 semanas para todas as crianças usando a Escala de Medição do Controle do Tronco. Conclusão: Este estudo explica o contexto, hipóteses, fundamentos e metodologia do protocolo SPMCSEP para crianças com BSCP, e irá aderir às diretrizes do Consolidated Standards of Reporting Trials e Standard Protocol Items Recommendations for Interventional Trials para relatórios. O SPMCSEP proposto representa uma nova abordagem para lidar com o controle postural sentado prejudicado em crianças com BSCP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rathish Sivaramachandran, Universidade Annamalai, Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências da Saúde Chidambaram e Madre Teresa (Affiliada à Universidade Pondicherry)

Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências da Saúde Chidambaram e Madre Teresa

Downloads

Publicado

2025-08-06

Edição

Seção

Artigo Original