Efeitos do treinamento físico na qualidade de vida de pacientes com síndrome pós-COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38115%20Resumo
Introdução: A síndrome pós-COVID-19 tem impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Objetivo: Descrever os efeitos de um programa de reabilitação pulmonar (RP) sobre a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pacientes com síndrome pós-COVID-19 e compreender os aspectos pertinentes à qualidade de vida destes pacientes. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo série de tempo interrompida, com adultos de ambos os sexos, com histórico de internação pelo SARS-CoV-2 e síndrome pós-COVID-19, encaminhados para RP entre fevereiro/2021 e dezembro/2022. Os participantes foram avaliados quanto às informações clínicas, qualidade de vida (Perfil de Saúde de Nottingham - PSN), força muscular periférica global (dinamometria) e dispneia às atividades de vida diária (escala mMRC) pré e pós-RP. Resultados: Participaram do estudo 39 sujeitos, sendo 22 (56,4%) do sexo feminino, com idade média de 55,8 (+ 9,98) anos. As principais queixas persistentes foram fadiga (64,1%), dispneia (59%), alteração de memória (30,8%) e dor (28,2%). Dos seis domínios do PSN, cinco apresentaram melhora significativa pós-intervenção. A mediana do escore total do PSN foi de 11 pontos no pré para 6 pontos no pós-RP (p < 0,001). Dinamometria e mMRC também apresentaram diferença estatística significativas pós-RP. Conclusão: Indivíduos com síndrome pós-COVID-19 apresentam alterações importantes na QVRS, evidenciadas por alterações físicas, emocionais, sociais e do sono. A RP, por meio do treinamento físico, demonstrou efeitos positivos na melhoria da qualidade de vida e também sobre o ganho de força muscular periférica global, e redução da dispneia às atividades de vida diária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andreane Daniele Barbosa de Lira, Alexandra Ignes Bruni Tulio, Heloísa Rodrigues Alves Bobato, Regina Helena Senff Gomes, Arlete Ana Motter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.