Intervenção fisioterapêutica para uma criança com Síndrome Koolen-de Vries
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38301Resumo
Introdução: A Síndrome de Koolen-de Vries (KdVS) é uma síndrome rara caracterizada por atraso no desenvolvimento motor, hipotonia, deficiência intelectual, atraso na linguagem e características faciais distintivas. Objetivo: Descrever um relato de caso do perfil clínico e funcional de uma criança com KdVS e apresentar a implementação de uma intervenção fisioterapêutica para essa criança. Métodos: Trata-se de um relato de caso retrospectivo de uma criança do sexo masculino, com 3 anos e 9 meses, diagnosticada com KdVS. A caracterização sociodemográfica foi realizada utilizando a Razão de Rendimento para a Pobreza e o Critério de Classificação Econômica Brasil. O Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II foi utilizado para identificar atrasos no desenvolvimento. O programa fisioterapêutico seguiu as recomendações atuais, focando no treinamento específico de tarefas. Fatores ambientais foram avaliados através do instrumento Affordances in the Home Environment for Motor Development. Avaliações adicionais das habilidades motoras esperadas para a idade e qualificadores da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde foram utilizados. Resultados: Os objetivos do tratamento foram parcialmente alcançados. A criança apresentou melhora nos níveis de atividade e manutenção das oportunidades no ambiente domiciliar. Conclusão: Este relato de caso demonstrou os benefícios da intervenção fisioterapêutica para uma criança com KdVS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula Zanardi da Silva, Isabella Pessóta Sudati, Meyene Duque Weber, Stefani Raquel Sales Fritsch, Ana Carolina de Campos, Eloisa Tudella

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.