Análise espaço-temporal da produção ambulatorial de fisioterapia na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38113%20Resumo
Introdução: Avaliar a situação de saúde por meio da produção ambulatorial é uma das ferramentas utilizadas para complementar a construção de um plano de ação de saúde adequado que vise atender às reais necessidades da população. Objetivo: Analisar a distribuição espaço-temporal da produção ambulatorial de fisioterapia na Atenção Primária à Saúde no Brasil e suas regiões geográficas no período de 2008 a 2022. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico analítico de série temporal de dados secundários do Sistema de Informações Ambulatoriais e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O teste de Kruskal-Wallis foi utilizado para identificar diferenças na produção ambulatorial entre as regiões por ano e a regressão de joinpoint para estimar a tendência temporal entre 2008 e 2022. Resultados: A Região Sul apresentou as maiores taxas de produção ambulatorial em comparação às demais regiões do Brasil em seis anos consecutivos, de 2013 a 2022, exceto em 2016. A tendência temporal no Brasil e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste permaneceu estacionária entre 2008 e 2022. Entretanto, nas regiões Sudeste e Sul houve crescimento significativo de 12,3 e 6,4% nos atendimentos, respectivamente. A distribuição espacial por septênios demonstrou altas taxas de serviços ambulatoriais na Região Sul em 2015 e 2022. Conclusão: A tendência temporal dos atendimentos ambulatoriais de fisioterapia na Atenção Primária no Brasil e regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foi estacionária, enquanto o Sudeste e Sul foram crescentes no período de 2008 a 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kletey Mendes da Silva Araújo, Fabiano Santana de Oliveira, Orivaldo Florêncio de Souza, Francisco Naildo Cardoso Leitão, Mauro Jose de Deus Morais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.