Ventilação não invasiva sobre a capacidade funcional de pacientes com insuficiência cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2025.38203Resumo
Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica, na qual o coração apresenta diminuição na capacidade de bombeamento sanguíneo evoluindo para alterações hemodinâmicas, metabólicas e cardiovasculares. De acordo com a progressão da IC, os indivíduos apresentam declínio da capacidade funcional (CF), sendo a CF um dos objetivos da reabilitação. A ventilação não invasiva (VNI) tem sido relatada como uma estratégia eficaz para o aumento da CF. Objetivo: Revisar o uso da VNI sobre a CF de pacientes com IC. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, utilizando a estratégia PICO, com busca realizada nas bases de dados PubMed, Central, PeDro, SciELO e LILACS, com os descritores insuficiência cardíaca, ventilação não invasiva e tolerância ao exercício, adicionados pelos operadores booleanos “AND” e “OR”. Resultados: Foram encontrados dezessete artigos após leitura de título e resumo, sendo sete escolhidos conforme os critérios de inclusão, baseado na avaliação de 151 pacientes com idade entre 50 e 77 anos, que mostraram que a VNI pode ser uma abordagem eficaz para o aumento da CF. A VNI mostrou-se eficaz em melhorar a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos por 26,16 metros (IC 95% 9,26 a 43,06). Conclusão: A VNI foi eficaz para melhora da CF de indivíduos com IC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Géssica dos Santos Silva, Luana Cerqueira dos Santos, Jandesson Cena dos Santos, André Luiz Lisboa Cordeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.