Inclusão de fisioterapeutas em diretrizes de prática clínica: a experiência chilena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2024.37131

Resumo

Introdução: A inclusão de fisioterapeutas é fundamental para o desenvolvimento de diretrizes de prática clínica (DPCs) abrangentes para o gerenciamento de condições de saúde relacionadas ao movimento prejudicado e à capacidade funcional. A metodologia usada para desenvolver essas diretrizes pode influenciar a extensão de sua inclusão. Objetivo: Avaliar a associação entre a metodologia de desenvolvimento e a inclusão de fisioterapeutas nas DPCs para o programa de Garantias Explícitas de Saúde (GES) do Ministério da Saúde do Chile (ChMH). Além disso, para as DPCs desenvolvidos usando a estrutura Evidence to Decision (EtD), objetivou-se examinar a associação entre a inclusão de fisioterapeutas no painel de especialistas e a geração de recomendações relevantes para sua prática clínica. Métodos: Realizou-se um estudo transversal para analisar 148 DPCs desenvolvidas pelo ChMH até dezembro de 2022. As DPCs foram recuperadoas do site oficial do ChMH, que hospeda DPCs desenvolvidas com o ChMH original e aquelas produzidas usando a estrutura EtD. Resultados: O uso da metodologia baseada na estrutura de EtD para o desenvolvimento de DPCs foi significativamente associada a uma maior probabilidade de inclusão de fisioterapeutas no painel de especialistas (OR 3,62; IC 95% 1,76 a 7,43). Além disso, a inclusão de fisioterapeutas em DPCs desenvolvidas com a metodologia baseada na estrutura EtD foi significativamente associada a uma maior probabilidade de recomendações relacionadas à sua prática clínica (OR 18,41; IC 95% 3,80 a 89,09). Conclusão: A metodologia baseada na estrutura de EtD para o desenvolvimento de DPCs do programa GES projetadas pelo ChMH provavelmente contribuiu para a inclusão de fisioterapeutas nos painéis de especialistas e facilitou o desenvolvimento de recomendações relevantes para suas intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruvistay Gutierrez-Arias, INTRehab Research Group, Instituto Nacional del Tórax; Universidad Andres Bello (UNAB)

Departamento de Apoyo en Rehabilitación Cardiopulmonar Integral (Instituto Nacional del Tórax); Exercise and Rehabilitation Sciences Laboratory, School of Physical Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences (UNAB).

Roberto Vergara-Cabezas, Instituto Nacional del Tórax

Departamento de Apoyo en Rehabilitación Cardiopulmonar Integral

Karim Alul Araya, INTRehab Research Group, Instituto Nacional del Tórax

Departamento de Apoyo en Rehabilitación Cardiopulmonar Integral

Carlos Rázuri-Soto, Instituto Nacional del Tórax

Departamento de Apoyo en Rehabilitación Cardiopulmonar Integral

Francisco Salinas-Barahona, INTRehab Research Group, Instituto Nacional del Tórax; Universidad Autónoma

Departamento de Apoyo en Rehabilitación Cardiopulmonar Integral (Instituto Nacional del Tórax); Escuela de Kinesiología, Universidad de las Américas

Pamela Seron, Universidad de La Frontera

Departamento de Rehabilitación & Centro de Excelencia CIGES, Facultad de Medicina, Universidad de La Frontera

Downloads

Publicado

2024-09-10

Edição

Seção

Artigo Original