Avaliação da qualidade de vida em pacientes com paraplegia espástica hereditária após intervenção: estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2024.37130Resumo
Introdução: A paraplegia espástica hereditária (PEH) abrange um grupo heterogêneo de doenças degenerativas que causam paraparesia espástica e fraqueza progressiva nos membros inferiores. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida (QV) de pacientes com PEH por meio do Questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-bref) aplicado pré e pós-reabilitação com realidade virtual (RV). Métodos: Trata-se de um ensaio clínico piloto randomizado controlado, registrado na Plataforma Rebec, teste RBR-3JMX67, envolvendo 16 adultos com diagnóstico de PEH, independentemente do tipo (pura ou complicada), alocados aleatoriamente em dois grupos: grupo equilíbrio (GE) e grupo força (GF). Todos foram submetidos à anamnese, avaliação otorrinolaringológica e labiríntica. A seguir, aplicou-se o questionário WHOQOL-bref em três momentos: T0 (antes da reabilitação com RV), T1 (após 10 sessões) e T2 (após 20 sessões). Resultados: A aplicação do questionário WHOQOL-bref mostrou diferenças na comparação de T0, T1 e T2 no GF para os domínios físico, psicológico, ambiental e QV geral (p ≤ 0,009). Ao comparar T1 e T2, considerando os escores do jogo RV, ambos os grupos melhoraram seu desempenho (p ≤ 0,005). Conclusão: Verificou-se melhoria na QV, especialmente no GF, após a RV com Nintendo Wii®, sugerindo que a integração de exercícios de força + exercícios de equilíbrio podem melhorar o equilíbrio e a QV. A RV é uma ferramenta de baixo custo que melhora a capacidade funcional e reduz o risco de queda, o que é fundamental para a QV dos pacientes com PEH. O WHOOQL-Bref quantificou os efeitos da terapia. O desempenho nos jogos proporcionou motivação e feedback rápido. São necessários estudos futuros com períodos de treino mais longos, amostras maiores e avaliação de outras variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Izabel Rodrigues Severiano, Geslaine Janaina Bueno dos Santos, Cristiano Miranda de Araujo, Flávio Magno Gonçalves, Bianca Simone Zeigelboim, Hélio Afonso Ghizoni Teive
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.