Qualidade de vida, estresse, enfrentamento e sobrecarga de cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2024.37132Resumo
Introdução: O cuidado à pessoa idosa com doença de Alzheimer pode gerar um estado de estresse prolongado, principalmente quando a sobrecarga é intensa, o que impacta a qualidade de vida do cuidador. Objetivo: Comparar a qualidade de vida, percepção de estresse e estratégias de enfrentamento em função do nível de sobrecarga de cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo e transversal realizado com 126 cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer. O World Health Organization Quality of Life Bref (WHOQOL-Bref), a Escala de Estresse Percebido, o Inventário de Sobrecarga de Zarit e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas foram utilizados. A análise dos dados foi realizada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, procedimentos de bootstrapping e Anova one-way seguida por post-hoc de Tukey. Adotou-se significância de p < 0,05. Resultados: Cuidadores com sobrecarga intensa apresentaram pior qualidade de vida (p < 0,001). Cuidadores sem sobrecarga apresentaram menor estresse (p < 0,001) e utilizavam estratégia de enfrentamento focada no problema (p < 0,001). Conclusão: O nível de sobrecarga é um fator interveniente na qualidade de vida, sintomas de estresse e estratégias de enfrentamento de cuidadores de pessoas idosas com Alzheimer.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Chia Chen Lin, Izabela Vitória Pereira Marques, Grazieli Covre da Silva, Eduardo Quadros da Silva, Agnes Vitório Colombari, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Daniel Vicentini de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.