Avaliação de competências clínicas em fisioterapia cardiovascular: Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE)

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DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2024.37128

Resumo

Introdução: É crucial integrar abordagens avaliativas realistas para habilidades fisioterapêuticas cardiovasculares no âmbito profissional. O Objective Structured Clinical Examination (OSCE) é notoriamente confiável e válido, entretanto, compreender a percepção do aluno após essa experiência é importante para a readequação dessa avaliação. Objetivo: Avaliar os pontos fortes e as limitações da aplicação do OSCE em discentes do curso de graduação em fisioterapia durante estágio supervisionado de fisioterapia cardiovascular. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, observacional e transversal. Os discentes foram submetidos ao OSCE e, após a finalização, aplicou-se um questionário para avaliação da percepção contendo sete itens: A) organização geral do exame; B) casos clínicos e instruções para o exame; C) adequação das tarefas exigidas; D) qualidade das explicações pós-exame; E) complexidade do conteúdo envolvido, em que o discente poderia atribuir uma nota de 1 a 5 (1- insuficiente; 2 – regular; 3 – bom; 4 – ótimo; 5 – excelente); F) dificuldade com o gerenciamento do tempo; e G) estresse emocional. Os itens F e G tinham as notas: 1 - muito baixo; 2 – baixo; 3 – médio; 4 – alto; e 5 - muito alto. Resultados: Cinquenta e um alunos responderam ao questionário. Para o itens A, B, C, D e E, a resposta mais prevalente foi excelente (72,5%, 43,1%, 52,9%, 88,2% e 54,9% respectivamente). Em relação ao item F, 54,9% dos alunos relataram dificuldade média a muito alta em gerenciar o tempo. Em relação ao item G, 94,2% relataram muito alto nível de estresse emocional. Conclusão: A aplicação do OSCE propiciou vivências de casos clínicos com complexidade adequada de forma organizada e com avaliação final enriquecedora.

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Biografia do Autor

Ana Paula Coelho Figueira Freire, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Central Washington University (CWU)

Departamento de Ciências da Saúde (CWU)

Publicado

2024-09-02

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Artigo Original

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