Avaliação de competências clínicas em fisioterapia cardiovascular: Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE)
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2024.37128Resumo
Introdução: É crucial integrar abordagens avaliativas realistas para habilidades fisioterapêuticas cardiovasculares no âmbito profissional. O Objective Structured Clinical Examination (OSCE) é notoriamente confiável e válido, entretanto, compreender a percepção do aluno após essa experiência é importante para a readequação dessa avaliação. Objetivo: Avaliar os pontos fortes e as limitações da aplicação do OSCE em discentes do curso de graduação em fisioterapia durante estágio supervisionado de fisioterapia cardiovascular. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, observacional e transversal. Os discentes foram submetidos ao OSCE e, após a finalização, aplicou-se um questionário para avaliação da percepção contendo sete itens: A) organização geral do exame; B) casos clínicos e instruções para o exame; C) adequação das tarefas exigidas; D) qualidade das explicações pós-exame; E) complexidade do conteúdo envolvido, em que o discente poderia atribuir uma nota de 1 a 5 (1- insuficiente; 2 – regular; 3 – bom; 4 – ótimo; 5 – excelente); F) dificuldade com o gerenciamento do tempo; e G) estresse emocional. Os itens F e G tinham as notas: 1 - muito baixo; 2 – baixo; 3 – médio; 4 – alto; e 5 - muito alto. Resultados: Cinquenta e um alunos responderam ao questionário. Para o itens A, B, C, D e E, a resposta mais prevalente foi excelente (72,5%, 43,1%, 52,9%, 88,2% e 54,9% respectivamente). Em relação ao item F, 54,9% dos alunos relataram dificuldade média a muito alta em gerenciar o tempo. Em relação ao item G, 94,2% relataram muito alto nível de estresse emocional. Conclusão: A aplicação do OSCE propiciou vivências de casos clínicos com complexidade adequada de forma organizada e com avaliação final enriquecedora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabelle Tiburcio Pecin Ferreira, Ana Karenina Dias de Almeida Sabela, Adriana Junqueira, João Pedro Prette Honório, Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, Ana Paula Coelho Figueira Freire, Francis Lopes Pacagnelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.