Indicadores antropométricos como preditores de dinapenia em pessoas idosas: uma análise transversal
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2024.37123Resumo
Introdução: Como consequência do envelhecimento, a pessoa idosa torna-se mais propícia ao acometimento da dinapenia, o que aumenta o risco de mortalidade. Torna-se imprescindível, portanto, a proposição de ferramentais de baixo custo para o rastreio de tal desfecho. Objetivo: Analisar a capacidade preditiva de indicadores antropométricos para o rastreio da dinapenia em pessoas idosas. Métodos: Pesquisa epidemiológica censitária e transversal, conduzida com 196 pessoas idosas. Os preditores elencados foram: índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), circunferência da panturrilha (CP), circunferência muscular do braço e área muscular do braço corrigida. Nas análises foram utilizados os testes t de Student ou U de Mann-Whitney (comparações) e a curva Receiver Operating Characteristic (capacidade preditiva). Em todas as análises foi adotado um nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência de dinapenia foi na ordem de 26,60% nos homens e de 24,80% nas mulheres. Observou-se que as pessoas idosas com dinapenia apresentaram menores valores nos indicadores antropométricos quando comparadas às sem dinapenia (p < 0,05). No sexo masculino, o indicador mais sensível à dinapenia foi o IMC (71,43%), enquanto o mais específico foi a CB (93,10%). Entre as mulheres, o indicador mais sensível à dinapenia foi a CP (76,92%) e o mais específico foi a CB (77,27%). Conclusão: Verificou-se que o IMC e a CP demonstraram, respectivamente, melhor capacidade para o rastreio dos homens e das mulheres com dinapenia. Ademais, a CB foi o indicador que melhor identificou as pessoas idosas, de ambos os sexos, sem o desfecho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pabline dos Santos Santana, Lucas dos Santos, João de Souza Leal Neto, Adriano Almeida Souza, Emille Silva Santos, Cezar Augusto Casotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.