Facilitadores e barreiras na organização do trabalho de fisioterapeutas em um centro especializado em reabilitação
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2024.37124Resumo
Introdução: A fisioterapia integra a equipe multidisciplinar de centros especializados em reabilitação e busca ofertar um cuidado integral na perpectiva biopsicossocial aos usuários.
Objetivo: Conhecer facilitadores e obstáculos relacionados à organização do trabalho do fisioterapeuta em um centro especializado em reabilitação, presente em suas práticas de cuidado prestadas e preconizadas à pessoa com deficiência. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, toman-do como modelo condutor o estudo de caso, desenvolvido e analisado a partir de recursos metodológicos da etnografia. Utilizaram-se três estratégias de coleta de dados: pesquisa documental, observação direta e entrevistas com os fisiotera-peutas. Os dados foram analisados por meio da reconstrução de cenas, articulando os elementos capturados no processo de produção dos dados. Resultados: Os aspectos de demanda e agenda sobrecarregada dificultam a adoção do acolhimento, contudo percebem-se práticas acolhedoras durante a assistên-cia prestada pelo fisioterapeuta. As avaliações e reavaliações precisam ser reformuladas, tomando como referencial uma base de linguagem comum e, para isso, é preciso uma indução da gestão com impacto sobre a organização do trabalho. O projeto terapêutico singular ainda não é realidade na instituição, visto que a adoção do mesmo também remete a mudanças e ao desmonte da cultura estabelecida de assistên-cia por produtividade pressionada pela demanda. Conclusão: O estudo permitiu identificar a contribuição do conhecimento sobre a organização do trabalho no centro especializado para a efetivação ou não de uma abordagem que se aproxime do que se almeja em termos de cuidado na perspectiva biopsicossocial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natasha Felipe da Silva, José Erivonaldo Ferreira Paiva Júnior, Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Dimitri Taurino Guedes, Gabriel Nóbrega Vieira1, Robson da Fonseca Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.