Análise térmica da interface músculo-osso em corpos de prova após utilização de ultrassom terapêutico
DOI:
https://doi.org/10.1590/fm.2024.37117Resumo
Introdução: O ultrassom utilizado em terapias diatérmicas visa atingir temperaturas entre 40 e 45°C, sabendo-se que temperaturas acima de 45°C podem causar necrose tecidual e queimaduras. Muitas pesquisas têm sido realizadas para estudar o efeito do ultrassom terapêutico na presença de implantes metálicos, utilizando phantoms (corpos de prova) e animais in vivo e ex vivo. Na maioria dessas pesquisas, o cabeçote ultrassônico está fixo em uma área, enquanto que na prática clínica recomenda-se que ele seja movimentado para evitar eventuais sobreaquecimentos locais. Objetivo: Analisar o campo térmico na interface músculo-osso em phantoms na presença ou ausência de implantes metálicos após a aplicação do ultrassom terapêutico. Métodos: Foram elaborados phan-toms compostos de camadas simuladoras de gordura e músculo e de uma camada de osso de costela bovina, sendo esta com e sem implante metálico de titânio. O experimento envol-veu diferentes intensidades (1.0, 1.5 e 2.0 W/cm2) e tempos de exposição (5 e 10 minutos) comuns em clínica, com varredura linear do cabeçote. Resultados: Os experimentos indicaram que a interface músculo/implante aqueceu menos do que a interface músculo/osso, especialmente nas intensidades de 1.5 e 2.0 W/cm2, após 5 e 10 minutos de tratamento. Conclusão: Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de utilização do ultrassom terapêutico em pacientes com implantes metálicos, incentivando pesquisas futuras para desenvolver protocolos baseados em evidências e recomendações seguras na fisioterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cinthya Kelly Bastos Freire Nogueira, Luara Mirella Bitencourt Barbante, Karen de Almeida Coelho, Vanessa Lima de Souza, Wagner Coelho de Albuquerque Pereira, Luis Eduardo Maggi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.