Produção científica dos pesquisadores do CNPq nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional, Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2023.36133

Resumo

Introdução: A produção científica das áreas de fisioterapia e terapia ocupacional apresentou importante crescimento e visibilidade internacional. Objetivo: Avaliar indicadores técnicos e científicos, além da formação de recursos humanos, de pesquisadores bolsistas de produtividade científica do CNPq (PQ), nas área de fisioterapia e terapia ocupacional. Métodos: Realizou-se estudo transversal, censitário e quantitativo, a partir dos currículos Lattes dos pesquisadores do CNPq, nas áreas mencionadas, com bolsas ativas em dezembro de 2021. As informações foram extraídas da Plataforma Lattes do CNPq, incluindo três dimensões de variáveis para análise: a) perfil do pesquisador; b) produção científica; c) formação de recursos humanos. Resultados: Foram incluídos na avaliação 73 PQ do CNPq, nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional. A maioria foi do sexo feminino (n = 42; 57,5%), distribuída em 26 instituições distintas no país, sendo a região Sudeste a mais prevalente. A maior parcela dos PQ finalizou o doutorado entre 11 e 20 anos atrás (n = 41; 56,2%) e realizou pós-doutorado (n = 55; 75,3%) no exterior (n = 32; 58,2%). O grupo publicou 9.486 artigos científicos durante toda a carreira, com média de 129,94 artigos científicos por PQ. O conjunto dos PQ orientou um total de 2.561 estudantes de iniciação científica, 1.748 de mestrado e 800 de doutorado. O índice H médio dos PQ foi de 19,74 (IC 95% = 18,40-21,11; DP = 5,71; mediana = 19). Conclusão: Os bolsistas PQ apresentaram significativa produção científica e formação de recursos humanos, o que confirma o importante desenvolvimento das áreas nos últimos dez anos. Observou-se, entretanto, forte nucleação dessa produção.

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Biografia do Autor

Valéria Gonzaga Botelho de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Programa de Pós-Graduação em Atenção Básica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Daniella Reis Barbosa Martelli, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Programa de Pós-Graduação em Atenção Básica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Hercílio Martelli Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Programa de Pós-Graduação em Atenção Básica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

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Publicado

2023-11-22

Edição

Seção

Artigo Original