Correlação entre dor musculoesquelética e níveis de estresse em professores durante o período de ensino remoto na pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2022.35140

Resumo

Introdução: O ensino remoto, ocorrido durante a pan-demia de COVID-19, levou os professores a trabalharem em condições adversas e modificou a postura em que eles ensinavam, passando da posição ortostática para a sentada diante de um computador, o que pode favorecer a presença de dores musculoesqueléticas e estresse. Objetivo: Observar a prevalência de dor musculoesquelética e sua correlação com níveis de estresse em professores durante o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Métodos: Estudo de corte transversal realizado em escolas do ensino fundamental e médio do município de São José do Belmonte, em Pernambuco. Foram avaliados 60 professores, de ambos os sexos e faixa etária acima dos 18 anos. Para avaliar a presença de dores musculoesqueléticas, utilizou-se o Nordic Questionnaire of Musculoskeletal Symptoms; para quantificar a intensidade das dores, a Escala Visual Analógica; e para identificar sintomas de estresse e esgotamento profissional, o Maslach Burnout Inventory. Resultados: Setenta e cinco por cento (n = 45) dos professores avaliados apresentavam dores musculo-esqueléticas, com maior prevalência na coluna lombar (68,3%, n = 41), seguida pela coluna cervical (45,0%, n = 27), coluna torácica, punhos e mãos, ambos com (41,7%, n = 25). Observou-se também uma correlação positiva entre a presença de dor musculoesquelética e níveis elevados de estresse ocupacional nos professores avaliados (p = 0,036). Conclusão: Observou-se uma elevada prevalência de dor musculoesquelética nos professores durante o período de ensino remoto. A coluna lombar, cervical, torácica, punhos e mãos foram as regiões com maior prevalência das dores. Os professores que apresentavam dor musculoesquelética relataram maiores níveis de estresse e houve uma correlação positiva entre a intensidade da dor musculoesquelética e níveis elevados de estresse ocupacional.

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Biografia do Autor

Luciana Ângelo Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Departamento de Fisioterapia

Palloma Gabryela de Souza Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Departamento de Fisioterapia

Maria Cristina Falcão Raposo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Departamento de Estatística

Renato de Souza Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Departamento de Fisioterapia

Publicado

2022-08-19

Edição

Seção

Artigo Original