Validação de conteúdo de instrumento para a avaliação motora de jovens com autismo

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DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2022.35135

Resumo

Introdução: Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam alterações motoras que têm sido foco de intervenções fisioterapêuticas. Contudo as avaliações motoras padronizadas disponíveis na literatura possuem lacunas importantes, entre elas a complexidade das tarefas avaliadas e a ausência de informação qualitativa sobre o desempenho dos sujeitos. Objetivo: Desenvolver e avaliar a validade de conteúdo do instrumento “Avaliação Motora Grossa de Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista” (GMA-AUT). Métodos: A versão inicial do instrumento GMA-AUT foi enviada a um comitê de especialistas no tema para a validação de conteúdo através de um questionário. Para avaliar o grau de concordância entre os especialistas, utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC), sendo IVC de 0,80 o mínimo aceitável. Resultados: A partir das sugestões dos especialistas na primeira rodada de avaliação, o GMA-AUT foi reformulado e a partir da segunda, originou-se a versão final. Na versão final do instrumento apenas dois itens apresentaram IVC de 0.88, enquanto todos os demais apresentaram IVC de 1.00. Conclusão: O instrumento GMA-AUT apresenta validade de conteúdo adequada para a avaliação motora grossa em crianças e adolescentes com TEA segundo especialistas na área.

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Publicado

2022-07-28

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