Efeito da pompage sobre a dor, incapacidade e postura craniocervical de professoras - ensaio clínico randomizado

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DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2022.35118

Resumo

Introdução: Os profissionais da educação são um dos grupos ocupacionais mais importantes e representam uma das principais partes da economia da sociedade moderna. As demandas vocais mais citadas pelos professores são falar em pé, falar muito e em ambiente fechado, correspondendo às situações mais frequentes encontradas no ensino. Além disso, a permanência prolongada na posição ortostática pode repercutir em outros sistemas e gerar desvios posturais, dor e redução da funcionalidade. Objetivo: Verificar alterações no limiar de dor à pressão no índice de incapacidade e na postura craniocervical de professoras com queixas vocais e osteomusculares e com laringe normal, após liberação miofascial - pompage. Métodos: Ensaio clínico controlado e randomizado. Foram realizados anamnese, videolaringoscopia, triagem auditiva, avaliação postural clínica e fotogramétrica por meio do protocolo SAPo®, preenchimento do protocolo de autoavaliação de dor cervical Neck Disability Index e limiar de dor nos músculos cervicais por meio do Pain Pressure Threshold. A terapia miofascial com pompage teve um total de 24 sessões de 40 min cada, três vezes por semana, em 28 professoras do grupo estudo (GE) e 28 do grupo controle (GC). Em seguida, os grupos foram reavaliados. Resultados: O GE apresentou melhora significativa no limiar de dor de todos os músculos avaliados, na postura da maioria dos segmentos corporais avaliados e na deficiência cervical. No GC houve melhora significativa no ângulo A2. Conclusão: Após terapia de liberação miofascial com pompage, os sujeitos apresentaram redução da dor cervical e da incapacidade funcional, aumento no limiar de dor e melhora da postura.

Palavras-Chave: Laringe. Manipulações musculoesqueléticas. Postura. Professores.

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Publicado

2022-03-30

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