Cuidado centrado na família em uma disciplina de fisioterapia: relato de casos

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DOI:

https://doi.org/10.1590/fm.2022.35301%20%20

Palavras-chave:

Criança. Família. Ensino Superior. Fisioterapia.

Resumo

Introdução: O Cuidado Centrado na Família (CCF) é uma filosofia que reconhece a família como parceira no processo de intervenção e, atualmente, constitui uma das práticas mais importantes na intervenção fisioterapêutica pediátrica. Por este motivo, o CCF deveria fazer parte da formação em fisioterapia pediátrica de maneira que futuros fisioterapeutas pudessem inseri-lo em sua prática clínica. Objetivo: Verificar a viabilidade da aplicação do CCF em uma disciplina da graduação em Fisioterapia, com foco na atividade de crianças com condições de saúde variadas. Métodos: Trata-se de um relato de casos, a partir de informações coletadas em prontuários, sobre um programa de intervenção realizado com cinco crianças e suas famílias no contexto domiciliar, uma vez por semana, durante sete semanas, por discentes da disciplina de fisioterapia em pediatria. Para a avaliação pré e pós-intervenção das crianças, utilizaram-se instrumentos padronizados: Avaliação da Função Motora Grossa (GMFM) e Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS). Foram coletatos relatos das famílias e discentes quanto à experiência com o CCF. Resultados: As crianças com comprometimento neurológico aumentaram a pontuação na área-meta do GMFM em mais de 5%, indicando melhora clínica. Uma criança de risco biológico selecionada apresentou AIMS percentil pré de < 25 e pós de 50, enquanto outra criança com atraso no desenvolvimento não alterou seu percentil. Ao final da intervenção as famílias relataram maior confiança na realização de atividades com suas crianças e os discentes relataram a experiência como relevante na formação profissional. Conclusão: A aplicação prática do CCF mostrou-se promissora no contexto acadêmico da fisioterapia pediátrica.

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Publicado

2021-12-11

Edição

Seção

Relato de Caso